Homus tahine

receita-homus-tahine

Se tem uma coisa boa nesta vida, é comer! A comida além de alimentar, traz história, amor de quem a preparou, lembranças, tradições… e por falar em tradição, hoje o post retrata bem isto: uma receita de homus tahine, prato árabe bem conceituado.

A gastronomia tem o poder de fazer a pessoa viajar sem sair de casa (assim como um bom livro), pois através dela você conhece a cultura de um determinado local, seus costumes e histórias.

Como sair para viajar e conhecer outras culturas ainda não se tornou uma realidade em minha vida (se Deus quiser isso acontecerá!), faço as “minhas viagens” através dos pratos!

E pensando nisto, preparei a receita de homus tahine. A primeira vez que vi uma receita do tipo foi em um programa da Ana Maria Braga, achei bem simples e é claro que quis reproduzir!

Assim que eu encontrei o tahine no supermercado, trouxe para casa! Já fiz a receita algumas vezes, mas esta que vou ensinar hoje estava impressa na lata do produto.

É claro que eu dei uma modificada, vou contar no final da receita!

Homus tahine

Ingredientes:

500grs de grão-de-bico;

Suco de 2 limões médios;

2 colheres de chá de sal;

6 dentes de alho socado;

8 colheres de sopa de tahine (usei a marca Istambul).

Preparo:

Deixe o grão-de-bico de molho por aproximadamente 8 horas. Cozinhe na panela de pressão por 20 minutos após “chiar” (tem que ficar bem macio). Escorra a água, mas a reserve. Esfregue os grãos uns contra os outros, para remover as cascas. Bata no liquidificador os grãos, o suco de limão, o alho e parte da água reservada até ficar com uma consistência de purê. Acrescente o tahine e bata novamente.

Sirva com pão árabe e azeite (ou com outro acompanhamento do seu gosto).

Informações:

Não deixei as 8 horas de molho, coloquei em média por 2 horas e não tive problemas.

Também não retirei todas as cascas e não vi diferença nenhuma (em relação aos que eu comi em restaurantes)!

Quanto ao alho, usei umas duas colheres cheias de um alho batido que minha mãe faz, ele é ótimo!

Quanto ao tempo que ele pode ser consumido, já o fiz por uns 5 dias e estava tranquilo! Se você sentir um cheiro ou gosto ruim, jogue fora!

Da próxima vez, quero tentar fazer com o grão-de-bico enlatado para ver se dá certo! Em caso positivo, atualizo as informações! 😉

E aí, gostou da receita de hoje?

Tem uma receita gostosa e quer compartilhar? É só enviar e-mail com o preparo e uma foto bonita para contato@lilianefundao.com que terei o maior prazer em publicar!

Beijos, fique com Deus!

Bom final de semana!

Comenta aí, vai!