GASTRONOMIA RECEITAS

Geleia de pimenta

receita-geleia-de-pimenta-03

Se tem uma coisa que gosto de ter em casa é geleia! É um produto multiuso, pode ser consumido sozinho, com queijos, carnes, no preparo de uma sobremesa… um coringa! E é por este motivo que vou te ensinar hoje uma receita de geleia de pimenta!

Esta receita de geleia de pimenta me remete a tempos muito bons! A primeira vez que provei foi quando eu comprei em minha viagem de lua-de-mel com o marido em Gramado. Trouxe várias comidinhas na mala #vaigordinha e como tudo que é bom não dura o suficiente, um belo dia ela acabou.

Fiz uma busca na internet e encontrei uma receita da geleia de pimenta no blog Pitadinha (que inclusive acompanho e amo!) e é claro que arranjei um tempinho para preparar a minha! <3

Nada melhor que preparar uma receita gostosa, fácil e que te remete a boas recordações, não é? 😉 E é assim que inauguro oficialmente a categoria gastronomia!

A receita tem pequenas alterações da original e mais algumas informações, pois fiquei em dúvida em algumas coisas… pois o que “não deu certo” na minha, na sua vai ficar show!

Geleia de pimenta

Ingredientes:

3 pimentas dedo de moça sem sementes picadas (ficou bem suave MESMO, caso goste, coloque mais uma ou duas);

1 maçã descascada e ralada no ralo grosso;

1 xícara de açúcar;

200ml de suco de laranja (eu obtive esta quantidade com 6 laranjas espremidas a mão);

2 dentes de alho descascados;

1 pitada de sal.

Preparo:

Coloque todos os ingredientes em uma panela, misture os ingredientes e leve ao fogo médio (deixei a panela destampada) por 20 minutos sem mexer.

Desligue o fogo, retire os dentes de alho, coloque a geleia em um pote de vidro esterilizado e conserve na geladeira.

Dicas:

Quando você desligar o fogo, verá a geleia estará com uma consistência bem mole. Não se assuste e não coloque no fogo (eu não obedeci a Juliana! #shameonme). Por eu ter utilizado uma panela de inox com fundo triplo, achei que não tinha sido tempo suficiente e deixei o dobro (pelo menos!) do tempo.

Ainda assim quando eu desliguei ainda estava bem mole. Ao esfriar a consistência melhorou um pouco. Mas qual foi a minha surpresa ao pegar ela da geladeira para usar? Ela estava bem durinha! A consistência ficou parecida com uma cocada mole (mas não tão mole, rs).

Mas isso em nada alterou o sabor! Após algumas semanas na geladeira, a geleia de pimenta começou a cristalizar, mas se a geleia ficar em temperatura ambiente, a consistência melhora.

Da próxima vez, vou obedecer o tempo de 20 minutos no fogo e colocar mais uma pimenta. E olha que não aguento coisas apimentadas! Realmente esta geleia é bem delicada!

E estou para te dizer que o sabor é praticamente idêntico ao da “falecida” geleia de pimenta de Gramado! É muito sabor e amor! <3

Agora quero saber de você, já provou alguma geleia de pimenta?

Qualquer dúvida é só comentar ou enviar e-mail para contato@lilianefundao.com, terei o maior prazer em responder!

Beijos, fique com Deus!

Bom final de semana!

4 Comentários

  • Priscila

    Vou experimentar essa receita. Não gosto de nada apimentado, mas uma entradinha de cream cheese com geléia de pimenta é simples e divino. Experimente TB! Pode ser burrata…

    Reply
    • Liliane Fundão

      Oi Pri!
      Que delícia! Obrigada pelas dicas, vou provar!
      E obrigada por aparecer aqui! Volte sempre!
      Beijos!
      <3

      Reply
  • André Hottër

    Vixe! Adoooooro essa géleia e já trabalhei com a pessoa que “criou” essa géleia e começou a vendar pelo mundo a quase uns 12 anos atrás… Hoje quase todas as marcas possuem sua geleia de pimentão com pimenta e é maravilhosa!
    Arrasou na dica e arrasou no site novo! Parabéns! Adorei x2! Sucesso.

    Reply
    • Liliane Fundão

      Oi André!
      Gente, que phynoooo!
      Obrigada pelo carinho… tão bom ver você por aqui! <3
      Volte sempre!
      Beijos!

      Reply

Comenta aí, vai!

%d blogueiros gostam disto: