Se tem uma coisa que gosto de ter em casa é geleia! É um produto multiuso, pode ser consumido sozinho, com queijos, carnes, no preparo de uma sobremesa… um coringa! E é por este motivo que vou te ensinar hoje uma receita de geleia de pimenta!
Esta receita de geleia de pimenta me remete a tempos muito bons! A primeira vez que provei foi quando eu comprei em minha viagem de lua-de-mel com o marido em Gramado. Trouxe várias comidinhas na mala #vaigordinha e como tudo que é bom não dura o suficiente, um belo dia ela acabou.
Fiz uma busca na internet e encontrei uma receita da geleia de pimenta no blog Pitadinha (que inclusive acompanho e amo!) e é claro que arranjei um tempinho para preparar a minha! <3
Nada melhor que preparar uma receita gostosa, fácil e que te remete a boas recordações, não é? 😉 E é assim que inauguro oficialmente a categoria gastronomia!
A receita tem pequenas alterações da original e mais algumas informações, pois fiquei em dúvida em algumas coisas… pois o que “não deu certo” na minha, na sua vai ficar show!
Geleia de pimenta
Ingredientes:
3 pimentas dedo de moça sem sementes picadas (ficou bem suave MESMO, caso goste, coloque mais uma ou duas);
1 maçã descascada e ralada no ralo grosso;
1 xícara de açúcar;
200ml de suco de laranja (eu obtive esta quantidade com 6 laranjas espremidas a mão);
2 dentes de alho descascados;
1 pitada de sal.
Preparo:
Coloque todos os ingredientes em uma panela, misture os ingredientes e leve ao fogo médio (deixei a panela destampada) por 20 minutos sem mexer.
Desligue o fogo, retire os dentes de alho, coloque a geleia em um pote de vidro esterilizado e conserve na geladeira.
Dicas:
Quando você desligar o fogo, verá a geleia estará com uma consistência bem mole. Não se assuste e não coloque no fogo (eu não obedeci a Juliana! #shameonme). Por eu ter utilizado uma panela de inox com fundo triplo, achei que não tinha sido tempo suficiente e deixei o dobro (pelo menos!) do tempo.
Ainda assim quando eu desliguei ainda estava bem mole. Ao esfriar a consistência melhorou um pouco. Mas qual foi a minha surpresa ao pegar ela da geladeira para usar? Ela estava bem durinha! A consistência ficou parecida com uma cocada mole (mas não tão mole, rs).
Mas isso em nada alterou o sabor! Após algumas semanas na geladeira, a geleia de pimenta começou a cristalizar, mas se a geleia ficar em temperatura ambiente, a consistência melhora.
Da próxima vez, vou obedecer o tempo de 20 minutos no fogo e colocar mais uma pimenta. E olha que não aguento coisas apimentadas! Realmente esta geleia é bem delicada!
E estou para te dizer que o sabor é praticamente idêntico ao da “falecida” geleia de pimenta de Gramado! É muito sabor e amor! <3
Agora quero saber de você, já provou alguma geleia de pimenta?
Qualquer dúvida é só comentar ou enviar e-mail para contato@lilianefundao.com, terei o maior prazer em responder!
Beijos, fique com Deus!
Bom final de semana!
Vou experimentar essa receita. Não gosto de nada apimentado, mas uma entradinha de cream cheese com geléia de pimenta é simples e divino. Experimente TB! Pode ser burrata…
Oi Pri!
Que delícia! Obrigada pelas dicas, vou provar!
E obrigada por aparecer aqui! Volte sempre!
Beijos!
<3
Vixe! Adoooooro essa géleia e já trabalhei com a pessoa que “criou” essa géleia e começou a vendar pelo mundo a quase uns 12 anos atrás… Hoje quase todas as marcas possuem sua geleia de pimentão com pimenta e é maravilhosa!
Arrasou na dica e arrasou no site novo! Parabéns! Adorei x2! Sucesso.
Oi André!
Gente, que phynoooo!
Obrigada pelo carinho… tão bom ver você por aqui! <3
Volte sempre!
Beijos!