Pasta de alho: facilite suas receitas com esta delícia!

pasta-de-alho-receita

Há alguns anos atrás minha mãe aprendeu uma receita de pasta de alho e nunca mais deixou de fazer. Amei logo de cara a praticidade e o sabor que esta pasta de alho tem e trouxe para todos os meus preparos de pratos salgados.

Casei e minha mãe, maravilhosa como é, sempre faz uma porção da receita e me manda sempre que a minha está acabando.

Uso nas mais receitas que você imaginar. Substituo esta pasta de alho pelo item in natura. No final do post vou dar várias sugestões de uso, mas esta receita é universal.


Pasta de alho:

Ingredientes:

½ kg de alho;

½ cebola média;

5 colheres de sopa de óleo;

1 colher de sopa de sal;

Modo de preparo:

Retire as cascas dos alhos, bem como a casca da cebola (corte em pedaços grandes para facilitar). Coloque todos os ingredientes no liquidificador e bata até ficar na consistência de uma pasta.

A pasta de alho dura em média uns 2 meses na geladeira. Se der um cheiro diferente, descarte (se passar dos dois meses e a aparência, gosto e cheiro continuam iguais, é só manter na geladeira). Caso você queira reduzir a quantidade é só fazer as contas e diminuir.

Pasta de alho: dicas de uso

A pasta de alho pode ser utilizada em praticamente todas as receitas que levam alho: arroz, feijão, carnes, sopas, refogados, etc.

E tem mais!

  • Maionese caseira temperada com a pasta de alho: fiz uma receita desta maionese e postei aqui, como ela é neutra, você pode incrementar com a pasta de alho a gosto. Caso não queira fazer a maionese, é só adicionar a pasta de alho em uma industrializada;
  • Pão de alho: que tal usar a receita da maionese acima ou pegar requeijão, creme de ricota ou catupiry e temperar com a pasta de alho? Aí é só polvilhar com orégano ou outro tempero de sua preferência e mandar para a grelha!;
  • Temperar lanches, pães e torradas: já fiz misto e passei pouco (bem pouco mesmo!) da pasta de alho no pão e ficou muito bom! Você pode fazer torradas, croutons e o que vier à sua cabeça. Na próxima semana, terá uma deliciosa e fácil receita de bruschetta temperada com a pasta de alho, você não pode perder!

Estes são só alguns dos usos, deixe a sua imaginação rolar, tenho certeza que você irá encontrar ainda mais usos que eu. Não deixe de compartilhar sua opinião!


E aí, gostou da receita de hoje? Já conhecia esta receita de pasta de alho?

Beijos, fique com Deus!

Durante todo o mês de agosto, participarei do BEDA (Blog Every Day in August), ou seja, posts fresquinhos todos os dias para você! Não deixe de conferir! <3

One thought on “Pasta de alho: facilite suas receitas com esta delícia!

Comenta aí, vai!