Oscar: a história da premiação

The 85th Academy Awards® will air live on Oscar® Sunday, February 24, 2013.

Imagem: Bing

Um dos mais esperados eventos do mundo acontecerá no próximo dia 22 de fevereiro, me refiro a premiação do Oscar. Além da entrega de prêmios em si, outro destaque (quiçá o maior) é o Red Carpet (Tapete Vermelho).

Devo confessar que sempre me interessei no evento da premiação do Oscar em função das celebridades e as roupas que elas usam nesse dia (adoro!). Mas neste ano decidi pesquisar um pouco mais sobre a história da premiação do Oscar e resolvi compartilhar com você neste post!

O que é o Oscar

O Oscar é uma premiação que ocorre anualmente para prestigiar atores, diretores, roteiristas, filmes, ou seja, todos os setores que envolvem a produção de um filme.

Este prêmio foi criado pela Academia de Artes e Ciências Cinematográficas, que foi fundada no ano de 1927 no Estado da Califórnia.

A premiação do Oscar é o evento mais antigo existente na mídia e inspirada nela foram criadas várias outras, como o Golden Globe Awards (ou Globo de Ouro – premiação para os profissionais de cinema e televisão), o Grammy Awards (premiação da indústria musical internacional) e o Emmy Awards (premiação para profissionais e programas de televisão).

oscar-statuette

Imagem: Google

História do nome Oscar

O Oscar na verdade é um apelido dado a premiação, mas seu nome oficial é Academy Awards ou Prêmios da Academia (em português).

Há duas versões para o apelido dado a premiação: a primeira é que Margareth Herrick, que foi secretária-executiva da Academia, viu a estatueta e disse que ela era parecida com seu tio Oscar. Um jornalista a escutou e publicou em um jornal. A outra versão é que a atriz Bette Davis a havia apelidado desta maneira, em função da estatueta ser parecida com seu primeiro esposo.

O processo de inscrição e seleção dos premiados

Os interessados a concorrem a premiação devem preencher um formulário chamado Official Screen Credits, que é encontrado no site da Academia. Após completar todos os quesitos do formulário (que versa de atores até os créditos da equipe de produção), os produtores tem o prazo até o dia 1º de dezembro do ano anterior a data do evento para que a Academia organize a listagem dos inscritos e faça uma pré-seleção.

Após esta pré-seleção, os membros recebem a listagem e tem o prazo de duas semanas em média para informar através de cédulas com seus escolhidos. Depois das cédulas serem recolhidas, é feita a contagem dos votos dos membros e é apontado quais são os mais votados.

De cada categoria são indicados cinco representantes, que são informados e convidados a participarem da cerimônia de premiação.

No ano de 2015 será a 87ª edição da premiação do Oscar, a cerimônia será exibida por mais de 225 países. No Brasil ela poderá ser vista nos canais TNT (canal pago) e na Globo (canal aberto).

oscar-nominees

Imagem: Digital Spy

Os membros da Academia de Artes e Ciências Cinematográficas

Atualmente, a Academia possui mais de 5.800 membros votantes, sendo que a sua maioria é composta de homens e membros com mais de 50 anos.

O corpo de membros é composto por artistas, fotógrafos, produtores e diversos cargos relativos ao cinema. A única exigência para ser membro é que este deve ter trabalhado neste ramo.

No dia da premiação do Oscar vou acompanhar o Red Carpet e contar tudo aqui no blog, não deixe de acompanhar aqui e nas redes sociais!

E aí gostou do post?

Beijos, fique com Deus!

6 comentários sobre “Oscar: a história da premiação

  1. oi lili, estou louca para assistir, na verdade quero ver os looks das atrizes e quero ver o meu chris evans concorrendo tbm <3
    lili me visite tambem:
    gilvaniaevans.com

Comenta aí, vai!