Meu casamento: a cerimônia

meu-casamento-a cerimonia-01

Maio foi eleito como o mês das noivas, e nada melhor que falar sobre casamentos! Eu amo este tema e resolvi resgatar imagens do dia mais feliz da minha vida até então e mostrar para você!

Além de mostrar como foi meu casamento, tenho alguns posts de DIY’s (ou Faça Você Mesmo) para compartilhar, já os fiz há algum tempo e esperei até agora para poder postar.

Fui criada em meio a tecidos e costuras. Minha mãe trabalhou quase sua vida inteira em uma loja de tecidos aqui de Vitória e nos tempos livres se dedicou (e ainda dedica) às costuras. Ela faz cortinas, capas de almofadas, colchas… TUDO, menos roupas, acredita? Como eu sofro, rs!

Por viver neste universo de tecidos e costuras, aprendi a amar trabalhos manuais. Não sei fazer crochê ou bordar, mas amo fazer bijuterias, customizar qualquer peça e fazer vários itens relacionados a eventos (aniversários, chás, casamentos, etc…).

Nesse espírito conversei com minha mãe quando decidi me casar e montamos uma lista de tudo o que eu queria fazer para o meu grande dia. Olha que não foi pouca coisa! Infelizmente algumas coisas não deu tempo para fazer ou por algum motivo deram errado.

Sobre o meu casamento, irei separar os posts em cerimônia e festa. Darei todos os detalhes de fornecedores, o que foi feito, várias dicas… vai ser uma delícia!

Hoje começarei pela cerimônia, que é momento mais importante do casamento em si. Sem cerimônia não há festa, mas há cerimônia sem festa! É lá que você vai ouvir lindas canções, a palavra do celebrante, o sorriso sincero dos que te amam… é um momento indescritível!

Decidir escrever em tópicos, assim ficou mais fácil falar de todo o contexto, dos momentos e dos fornecedores que contratei.


Meu casamento: cerimonialista

meu-casamento-a cerimonia-02

Para organizar a cerimônia (e festa) é muito importante entregar este momento para alguém especial e assim o fiz! A assessoria do dia foi feita pela empresa Plena Assessoria de Eventos, comandada pela doce Virginia. Uma pessoa querida e prestativa que esteve não comigo não só no combinado do contrato, mas em tudo o que precisei. Que Deus a abençoe ainda mais por isso!

Através da Vi conheci a Vanessa Soares e sua equipe, outro anjo em minha vida! Tive um contratempo com a empresa anterior e a Vanessa não mediu esforços para me ajudar, me tratou com muito carinho e juntos embarcamos em várias ideias, as fotos ficaram maravilhosas!

Plena Assessoria de Eventos – (27) 99614-9098


Meu casamento: fotografia

Como disse anteriormente, contratei a Vanessa Soares para fazer o trabalho de fotografia. Não me arrependo por um segundo! Trabalho bom é trabalho compartilhado! Através do meu casamento 3 familiares e amigos fecharam com ela e também elogiaram muito.

Seu olhar sensível para a fotografia e o fato dela realmente embarcar nos sonhos dos que a contratam são características especiais em um fotógrafo. Fora a simpatia e a humildade!

Vanessa Soares – (27) 3339-5336 – 3207-6877 – 98814-7520


Meu casamento: dia de noiva

meu-casamento-a cerimonia-03

Para o dia de noiva, decidi não ficar o dia inteiro presa no salão. Contratei maquiagem e penteado para o meu casamento e fotos externas e levei minha mãe para se arrumar comigo. Fui uma noiva tão inquieta que sai do salão e fui para cerimonial ver como andava a decoração, fiz em conjunto com a minha mãe os nomes das solteiras para colocar na barra do vestido… haja animação, rs!

Pois bem, em meio as minhas pesquisas para contratar alguém que me arrumasse, encontrei a Ana Paula Imperial em um guia de casamentos aqui do Estado e me encantei com o trabalho dela! Quando marquei a data, não pensei duas vezes, liguei e fechei o contrato.

Meu marido simplesmente amou minha maquiagem! Ele disse que queria que eu mesma fizesse a minha (até parece) e quando ele me viu disse que eu estava linda e depois falou que parecia que eu tinha feito (meu sonho de verão me maquiar que nem a Ana Paula, rs).

Ana Paula Imperial – Studio Whagner Torezani – (27) 3207-5276


Meu casamento: transporte dos noivos

*Clique na imagem para ampliar

Como acredito que casamento é um só (claro que existe exceções), fiz o que era possível para realizar minhas vontades (falo em primeira pessoa pois geralmente é a mulher que sonha mais, rs). Ainda não tinha visto um carro que fizesse o meu transporte, e como Deus nos abençoou sobremaneira, consegui contratar uma empresa de carros antigos!

A JR Auto Clássicos é uma empresa tradicional do Estado e tem carros antigos lindos! Alugamos o Ford 1946 e vou te dizer uma coisa… se tiver condições de alugar um carro diferenciado, o faça! A sensação é incrível! O chofer estava uniformizado e acendeu a luz interna do carro para que todos de fora pudessem nos ver, foi massa!

O chofer buscou eu e minha mãe no salão e foi uma experiência maravilhosa ter desfrutado daqueles momentos com ela no carro… foram momentos de carinho e felicidade! <3

Ah, para completar o momento maravilhoso, eles confeccionam placas personalizadas com o nome dos noivos, um detalhe lindo e que fez mais diferença.

JR Auto Clássicos – (27) 3076-2766 – 99949-8313


Meu casamento: decoração da igreja e buquê

*Clique na imagem para ampliar

A decoração da igreja e do cerimonial (bem como o serviço de buffet) ficou a cargo da empresa It Decor. Não canso (até hoje) de agradecer a Deus pelas pessoas maravilhosas que Ele colocou em nossas vidas nesse momento tão especial. Eles nos atenderam de uma forma tão carinhosa, com tanto zelo… O Betto e o Cláudio são dois queridos que levo para sempre em meus corações (com o restante dos fornecedores, rs).

A cerimônia do meu casamento foi realizada na igreja Assembleia de Deus que eu reúno. Como ela é muito grande e eu não convidei pessoas suficientes para encher a igreja, ficou meio vazio nas fotos, mas nada que tirou a beleza do lugar! A igreja antes era um cinema e tem uma bela arquitetura.

Para a decoração da igreja, decidimos por algo bem simples, em função da igreja pedir por algo mais singelo (pelo menos é a minha opinião, acho ela tão linda!) e também por não passarmos tanto tempo nela, quis que a atenção ficasse para a festa.

Combinamos que seria colocado o tapete vermelho, dois arranjos grandes, um móvel de madeira para servir de púlpito com um pequeno arranjo. Só faltou um tapete que eu pedi, mas só percebi mais tarde, rs! As cadeiras para os pais e padrinhos são da igreja.

Eles também foram responsáveis pelo meu PERFEITO buquê! Eu havia pedido as flores em tons de chá, mas deixei eles a vontade… que bom! Sem brincadeira, foi um dos buquês mais lindos que vi até hoje! Queria ele para sempre em minha casa!.. 🙁

It Decor – (27) 3033-5330


Meu casamento: músicas da cerimônia

*Clique na imagem para ampliar

Como eu e meu marido amamos música (nós dois cantamos (eu arranho, rs) e ele toca), é claro que esta área teria uma atenção especial! Fomos ao casamento de um casal de amigos queridos (aliás, conheci a Vi através deles!) e gostamos DEMAIS da equipe contratada. A Vivian Martins e equipe foram simplesmente perfeitos e muito elogiados! Só de relembrar as músicas que foram tocadas sinto vontade de chorar!

Vou compartilhar as músicas que escolhemos para você, que talvez está nos preparativos para seu casamento ou conhece alguém que esteja nessa situação. É sempre bom para se inspirar (e eu aproveito para relembrar e me emocionar!). <3

Ah, o cortejo foi feito desta maneira, então é bom para se inspirar também!

  1. Entrada dos padrinhos – Agnus Dei – instrumental;
  2. Entrada Mãe da Noiva e Pai do Noivo – Pra sempre em meu coração – Cristina Mel – cantada;
  3. Entrada do Noivo com sua mãe – Não há limites – 4 por 1 cantada por voz masculina;
  4. Damas e Pajens – O rei leão – instrumental com cortejo do violinista;
  5. Noiva e seu Pai – Marcha nupcial de Mendelsohn + Jamais deixarei você – cantada por voz feminina;
  6. Palavra do Pastor – Deus de promessas – instrumental;
  7. Alianças – Isso é amor – Paulo Cesar Baruk e Rebeca – cantada por dueto;
  8. Benção das Alianças e beijo dos noivos – Only hope – Mandy Moore – instrumental;
  9. Dueto – Quando Deus criou você – Tatiana Costa e Leonardo Gonçalves;
  10. Cumprimentos e saída dos padrinhos e pais dos noivos – Love is not a fight – Warrem Barfield – instrumental;
  11. Saída dos noivos – Happy day – instrumental.

Vivian Martins – (27) 3064-1293 – 99815-2616


 Meu casamento: papelaria

Quanto aos itens de papelaria do meu casamento (convites, lágrimas de alegria, todos os adesivos utilizados para lembranças e kit toalete, adesivo para pista de dança, placas indicativas, etc.) ficaram na responsabilidade da Bárbara Tavane – Criativa Arte e Design. Ela foi super atenciosa e me ajudou demais! O preço e a qualidade são ótimos! Ela se mudou para São Paulo, mas pelo visto continua atendendo.

Criativa Arte e Design – (11) 94174-4188


Meu casamento: a identidade visual

Já que falamos da papelaria, é bom falar da identidade visual! Você deve ter reparado em alguma das fotos o detalhe de dois pássaros pretos e um coração vermelho em cima. Pois bem, esta foi a identidade visual escolhida para o meu casamento.

Aprendi como é importante criar uma identidade visual para o casamento. O papel da identidade visual é interligar todos os momentos do casamento: a entrega dos convites (e toda a papelaria envolvida), a cerimônia, a festa (se houver).

A identidade visual pode ser criada através de cores, símbolos (que foi o meu caso), monogramas ou o que for do gosto dos noivos. Geralmente não é algo que encarece a papelaria (a não ser que esta identidade venha com algum detalhe a mais) e dá um clima para os convidados. Pode ter certeza que eles irão amar e se lembrar por um bom tempo!

Aliás, meu amor pelos pássaros foi tão grande que encontrei um colar (e obviamente o comprei) com um par de pássaros. Ele foi usado na minha sessão de fotos de namorados, ficou fofo! <3


Meu casamento: roupas das damas e pajem

*Clique na imagem para ampliar

Tenho o seguinte pensamento quanto a roupas de damas e pajens: elas tem que ser o mais confortável possível! Criança se incomoda fácil, então imagina “obrigar” elas a usar roupas e acessórios que apertam ou pinicam? Dá uma pena… rs

Com este pensamento decidi procurar vestidos para alugar fofos e lindos para nossas sobrinhas… elas ficaram parecendo bonecas! Seguindo a linha: criança se vestindo de criança, pedi as minhas cunhadas que não fizessem penteado nos cabelos delas, mas que deixassem ao natural e somente com um arco. Amei o resultado!

Para o meu sobrinho lindo, pedi a minha cunhada que ela procurasse roupas simples: camisa branca e calça e sapatos pretos. O diferencial ficou por conta da gravata borboleta e dos suspensórios. Ele ficou ainda mais lindo, como pode? <3

Universal Produções e Atelier Noivas – (27) 3222-1716


Meu casamento: DIY’s da cerimônia

*Clique na imagem para ampliar

É claro que o DIY não ficou de fora na cerimônia! Fizemos os sabonetes líquidos (receita caseira!) dos banheiros, as placas de “Cerimônia” e “Lá em a noiva – e viveram felizes para sempre”, as almofadas para ajoelharmos na hora da oração, as fitas da hora da nossa saída (não quis arroz ou bolhas de sabão) – o efeito ficou incrível!

meu-casamento-a cerimonia-14

Uma coisa não deu certo para o meu casamento foi o porta alianças. Vi um modelo lindo na internet meio retrô e quis fazer. Infelizmente a senhora que conseguimos para fazer o bordado à maquina não entendeu o que queríamos (mesmo com a foto em mãos para ela copiar!) e fez 3 vezes errado! Como estava em cima da hora, optamos por usar o disponível na loja de locação de vestido das damas.


Meu casamento: presentes para os padrinhos

meu-casamento-a cerimonia-18

Quis diferenciar os meus padrinhos dos demais convidados e a forma que encontrei para poder fazer isso foi através de gravatas e corsages. Tinho visto a ideia em várias fotos de inspiração e amei!

Como estava sem muito tempo para providenciar os corsages, minha mãe encomendou com uma senhora conhecida dela. Usamos as sobras de tecidos que usei na reforma do meu vestido (vou fazer um post específico sobre os “looks” do meu casamento, aguarde!).

As gravatas dos padrinhos eu comprei bem barato! Salvo engano foi R$ 3,50 em uma loja próxima ao Palácio Anchieta. Como não estava encontrando gravatas com um preço razoável e nós demos outra lembrança para os padrinhos, acabei optando por pagar mais barato.


O real sentido de uma cerimônia de casamento é selar o amor de um casal e ter a benção de Deus, dos familiares, amigos e convidados. A dica que eu tenho para você, não só para a cerimônia, mas em todos os momentos que envolvem seu casamento (também na vida a dois! 😉 ) é: tenha calma e paciência! Imprevistos vão acontecer, algo pode dar errado, mas TUDO vai dar certo!

O mais importante nisso tudo é você ver a pessoa que esperou por toda a sua vida ali no altar, o olhar apaixonado, as juras de amor, o sentimento de novidade de vida… isso não tem preço! Só de lembrar de tudo… ai que saudade! Que vontade de sentir todas as emoções do meu casamento novamente!

Espero muito que você tenha gostado do primeiro post relacionado ao meu casamento! Posso dizer que eu amei relembrar tudo!

Qualquer dúvida, é só comentar ou enviar e-mail para contato@lilianefundao.com que terei o maior prazer em responder!

Beijos, fique com Deus!

5 thoughts on “Meu casamento: a cerimônia

Comenta aí, vai!