Maquiagem para casamento: dicas para todas!

maquiagem-para-casamento-dicas-para-todas-madrinha-mãe-do-noivo-noiva-convidada-dama-pajem-liliane-fundão-01

A maquiagem para casamento é um dos itens indispensáveis e que geralmente mais preocupam as noivas, mães dos noivos, madrinhas e convidadas em geral. Hoje vou dar dicas preciosas para você se inspirar e arrasar neste dia tão especial!

O post sobre maquiagem para casamento pode e deve ser aproveitado não somente pela noiva, mas por todas as convidadas para o evento.


Maquiagem para casamento: estilo do casamento

Como comentei nos posts relacionados ao meu casamento (contei sobre a cerimônia, festa e dei dicas de DIY, vale a visita!), acredito que todo o casamento deve ser interligado através de algo. A identidade visual, o estilo dos noivos, sendo que o último é que dará vida ao estilo do casamento.

Ao descobrir interesses em comum, os noivos podem aproveitar deste artifício para incrementar o casamento. Isso fará com que os convidados ao participarem da cerimônia e da festa (se for o caso) digam: “Nossa! Isso é a cara da noiva ou do noivo!”. Ouvi bastante esta frase em nosso casamento e sem sombra de dúvidas, bate um orgulho e felicidade!..

Pois bem, existem vários estilos que podem ser aproveitados em um casamento de acordo com a identidade dos noivos: o estilo country, moderno, retrô/vintage (inclusive contei a diferença entre os dois termos, clique aqui!), rock, romântico… são tantas modalidades! Mas creio que isto é uma coisa bem fácil de ser resolvida, caso haja consenso entre os noivos.

E você acha que a maquiagem para casamento não tem nada a ver com este assunto? Pois tem sim! A maquiagem para casamento pode e deve ter o estilo escolhido do casamento. Imagine só um casamento retrô e a maquiagem da noiva ser feita com um belo delineado e batom vermelho? É muito amor! <3


Maquiagem para casamento: estilo da noiva

O estilo do casamento é importante, mas o estilo da noiva é primordial! A sua maquiagem para casamento deve seguir as suas preferências. Se a noiva não gosta de muita maquiagem, quem irá preparar a maquiagem para casamento deve ter feeling para não exagerar, apenas disfarçar algo que a noiva não goste e a deixar o mais natural possível.

Gosto muito quando vou a um casamento ou vejo alguma foto na internet e percebo que a maquiagem para casamento da noiva tem traços de seu estilo. Um batom vermelho que ela sempre usa ou talvez olhos bem marcados. O estilo forte ou delicado da maquiagem para casamento tendo como inspiração a sua personalidade.


Maquiagem para casamento: procedimentos antes do casamento

Alguns podem dizer que é frescura, mas que uma boa pele faz toda a diferença na maquiagem para casamento… isto faz!

Além da diferença na maquiagem, é uma questão de saúde. A pele é o maior órgão do corpo humano e necessita de cuidados especiais. Limpeza, hidratação, esfoliação… a pele do rosto é uma das áreas mais expostas aos fatores externos (poluição, sol, contato físico), portanto, é uma das áreas que necessita de mais atenção.

Procurar uma clínica ou profissional competente que cuide bem da sua pele é essencial! Faça uma limpeza de pele profunda, um peeling e cuide bem dela, não só até o grande dia, mas durante toda a sua vida.

Confesso que não sigo muito bem esta dica (desde o casamento só fiz limpeza de pele uma vez, há uns 6 meses #shameonme), mas limpo e cuido da melhor forma possível.

Marque uma avaliação e faça uma bela limpeza de pele para retirar todas as impurezas, marcas e demais “imperfeições” que te incomodam. Só não deixe para fazer na última hora!

A pele após a limpeza geralmente fica marcada e irritada em função dos procedimentos, e isto pode influenciar negativamente o efeito da maquiagem para casamento, causando o efeito contrário.

Em meu caso, comecei o tratamento de pele por volta de dois meses antes do meu casamento e no dia ela estava bonita e hidratada!


Maquiagem para casamento: sobrancelhas

Como as sobrancelhas podem influenciar na maquiagem para casamento! Digo isto por experiência própria, pode confiar!

Minhas sobrancelhas antes de eu começar a retirar os pelos eram grandes e espessas. Infelizmente eu não tive o discernimento de as deixar sob os cuidados de somente um profissional.

Cada salão que ia, fazia com um profissional diferente. O resultado? Sobrancelhas finas (tipo as dos anos 20, sabe?) e falhadas. No meu casamento elas não estavam do jeito que sonhava, e isto influenciou na maquiagem para casamento.

Hoje minhas sobrancelhas estão MUITO melhores graças aos cuidados da parceira Sobrancelhas Design – Unidade Praia da Costa. Já contei sobre os procedimentos neste post e posso te garantir que sobrancelhas bonitas fazem TODA a diferença não só na maquiagem para casamento, mas para a vida!

As sobrancelhas são a moldura do rosto e tem que ser bem cuidadas com profissionais gabaritados para isto. A duras penas eu descobri e hoje nem eu encosto mais nelas.

Vou colocar uma foto do dia do meu casamento e como minhas sobrancelhas estão atualmente para você perceber a ENORME diferença:

maquiagem-para-casamento-dicas-para-todas-madrinha-mãe-do-noivo-noiva-convidada-dama-pajem-sobrancelhas-liliane-fundão-02

Fotos: Vanessa Soares e Livia Pereira Fotografia


maquiagem-para-casamento-dicas-para-todas-madrinha-mãe-do-noivo-noiva-convidada-dama-pajem-sobrancelhas-liliane-fundão-03

Maquiagem para casamento: teste de maquiagem

Esta é outra questão que deve ser pensada na maquiagem para casamento, principalmente no caso das noivas. Como este dia é muito importante em sua vida, não pode existir dúvidas quanto este item.

Caso a noiva não conheça o trabalho do profissional que vai maquia-la para o casamento, é importante (talvez imprescindível) o teste de maquiagem. Ele também servirá para tirar dúvidas quanto a qual estilo que ela quer usar no grande dia.

Eu não fiz o teste de maquiagem para casamento por um simples motivo: confiei piamente no trabalho da maquiadora que contratei, apesar de nunca ter feito nada com ela. Fiquei encantada com uma foto que vi em um guia daqui do Estado e não pensei duas vezes, fechei com ela!

Não me arrependi em nada de ter tomado esta decisão, simplesmente amei o resultado! Para saber maiores detalhes, é só acessar este post.


Maquiagem para casamento: horário

O horário é outro item importante a ser levado em consideração na maquiagem para casamento. Os produtos a serem utilizados podem variar conforme o horário da cerimônia e festa, bem como o lugar em que eles serão realizados.

Outro fator que deve ser levado em conta na maquiagem para casamento no que tange a questão do horário é a intensidade da maquiagem. É claro que o livre arbítrio está aí para ser utilizado, mas há certos tipos de maquiagem que se adequam melhor a horários específicos:

  • Manhã: dê destaque a uma área: boca chamativa ou olhos um pouco mais marcados. Na minha opinião olhos bem escuros e/ou com excesso de brilho não são adequados para este horário;
  • Tarde: principalmente se o evento ocorrer próximo do pôr-do-sol, a maquiagem um pouco mais marcada ou com brilhos já são bem-vindos. Como provavelmente o casamento vai se estender durante a noite, a maquiagem para casamento mais forte não causará muito impacto;
  • Noite: este horário permite um glamour maior. Brilhos, olhos marcados, boca com batom mais forte estão liberados. Use estes elementos separados ou até mesmo juntos, utilizando sempre o bom-senso, é claro!.

Maquiagem para casamento: precauções

E é claro que existem algumas precauções que devem ser tomadas antes para a maquiagem para casamento ficar perfeita. A partir de agora vou te dar dicas gerais para dar um aspecto harmonioso a produção da noiva (ou demais mulheres presentes no casamento):

  • Muito cuidado com procedimentos estéticos feitos perto do casamento! Como disse no tópico de procedimentos antes do casamento, limpeza de pele, bronzeamento artificial ou outras mudanças estéticas (corte, pintura de cabelo) devem ser feitas não muito próximas ao casamento, a fim evitar eventuais contratempos;
  • Cuidado, muito cuidado mesmo com marca de biquíni! Se você quiser pegar um sol para ficar com uma cor bonita para seu casamento, opte por um modelo tomara que caia, principalmente se o colo ficar a mostra. É sério! Marca de biquíni não é nada elegante e ficará eternizado nas fotos, pense nisto caso você goste de fazer isto.

Maquiagem para casamento: inspirações para todos os gostos!

Após dar várias dicas para maquiagem para casamento, nada melhor que ver lindas imagens para se inspirar, não é mesmo?

Tem para todos os gostos e eu com certeza usaria várias delas! Vamos conferir?

*Clique na imagem para ampliar

No perfil do blog no Pinterest tem mais inspirações para você conferir, dê uma passada lá!


E aí, gostou do post sobre maquiagem para casamento?

Aguardo você nas redes sociais do blog! Não deixe de seguir o perfil do Instagram e curtir a fanpage do Facebook!

Beijos, fique com Deus!

Comenta aí, vai!