Maionese de leite: receita e dicas

7

maionese-de-leite-receita-e-dicas-01

A maionese de leite é uma opção mais segura em relação a maionese caseira que utiliza ovo na receita, em função dos riscos da salmonella. Hoje você irá aprender esta deliciosa receita de maionese de leite para incrementar seus pratos!

Eu sempre amei uma boa maionese caseira, é o que me faz chamar a atenção em alguns estabelecimentos comerciais! Para você ter uma noção do meu amor pela maionese, eu compro salgados em meu bairro só para comer com ela.

Já havia feito há tempos atrás a versão de maionese caseira com ovos (este tipo de maionese tem possibilidade de conter a bactéria salmonella, que pode ocasionar uma gastroenterite), ao invés da maionese de leite. Só que através de um curso ministrado pelo SENAR em uma feira que tive a oportunidade de participar, aprendi a fazer a maionese de leite!

Como a base da maionese de leite é muito básica, você pode incrementar com os mais diversos temperos (no final do post darei algumas dicas). Esta receita pode acompanhar lanches, carnes, dips de legumes… as possibilidades são infinitas!

A maionese de leite é tão fácil de fazer, em um piscar de olhos ela já estará pronta. Vamos aprender? Eu fiz bem pouco, caso você queira em maior quantidade, é só aumentar o leite.

Maionese de leite

Ingredientes:

¼ de xícara de leite (usei gelado);

Óleo de soja até encontrar o ponto desejado;

½ tablete de caldo de legumes.

Modo de preparo:

Coloque o leite em um liquidificador, o ligue e adicione o óleo sem parar até encontrar a consistência desejada. Quanto mais óleo, mais a maionese ficará firme. No meio do processo coloque o caldo de legumes esfarelado para facilitar a mistura. Caso a maionese de leite ficar muito grossa, é só adicionar mais leite até encontrar o ponto ideal.

Eu fiz em pouca quantidade (que mesmo assim deu bastante) para não estragar. Pelo que eu pesquisei na internet, dá para guardar por 5 dias na geladeira.

Apesar de utilizar bastante óleo, acho legal fazer de vez em quando! A maionese de leite é mais barata do que a encontrada industrializada nos supermercados, além de não conter conservantes.

Vi também na internet que até pode ser utilizado azeite ao invés de óleo, só que o primeiro item dá um sabor mais forte a maionese de leite. O óleo de soja a deixa mais neutra.


Maionese de leite: outros sabores

  • Curry: ótima opção para acompanhar peixes, carnes, molhos, peixes e sopas de peixes, assados em geral, cozidos e moluscos (no curso que me referi acima, foi feita uma maionese de leite com curry para acompanhar pratos com carne de cordeiro, uma delícia!);
  • Alho: que tal acompanhar pratos ou fazer um delicioso pão de alho?
  • Temperos frescos: cebolinha, salsa, coentro… podendo estes temperos serem utilizados em conjunto ou separadamente. Outra opção é a hortelã, que acompanha muito bem a carne de cordeiro.

Eu amei aprender e de vez em quando eu faço em casa! Só não dá para fazer direto por conta do óleo, né? Eu amo uma #gordice, mas não dá para exagerar! Rs

Sabe o que estou reparando e achando engraçado em minhas receitas? Sigo o mesmo estilo da “cozinha tosca de Marina” da Marina Smith do 2beauty. A Marina ama receitas fáceis e gostosas e estou com ela! Aproveito o gancho para usar uma frase de outra pessoa que amo e sigo, a Rita Lobo do Panelinha: “desgourmetiza, bem”! Adoro! Rs

E aí, você também segue esta linha de comida gostosa, mas sem ficar horas na cozinha?

Beijos, fique com Deus!

Bom final de semana!

Previous articleGravata para cortar no casamento: DIY
Next articleMeu casamento: a festa
<p>Evangélica, esposa, advogada e grande entusiasta em descobrir e compartilhar novidades!</p> <p>Desde pequena estive envolvida em meio a tecidos e revistas, pois minha mãe trabalhava em uma loja especializada do ramo. Brinquei de comidinha, casinha, de costurar roupas para minhas bonecas. Brinquei também de queimada, futebol, pique-esconde… talvez por crescer fazendo tantas coisas, veio também meu desejo de falar sobre os mais diversos assuntos.</p> <p>Amante do “Faça Você Mesmo” ou “DIY” desde criança, quando cheguei a época da escolha do curso, quis fazer moda. Mas minha mãe disse que isso não era curso “para gente pobre”, então após diversas conversas com familiares, decidi fazer o curso de Direito.</p> <p>Formei (e amo o meu curso!), mas o desejo e gosto por moda, beleza, variedades e minha vontade em compartilhar informações falou mais alto!</p>

  1. Hum…..agua na boca… Tá demais heim, quero sugerir uma coisaaaa…uma receita anti-mofo.. Please ;)..bj

  2. Lu, sua linda! Tudo bem?
    Claro! Vou preparar… mas acredita que isso é transmissão de pensamentos? Estava pesquisando sobre o tema há pouco tempo!
    Vou preparar uma receita e postarei aqui, ok?
    Beijos e obrigada por sempre estar comigo!

  3. Rs. Estou otimo, com muitas saud ades..estarei esperando a receita ..
    Minha amiga disse: vê a receita na internet, eu respondi: Não, eu vou esperar a receita da Lili , pois sei que ela prova e aprova antes de postar rs.. Bjos sua lindonaaaaaa (Ah agora estou com tons de cabelo cor loiro escuro kkk) bjinhos #LilianeFundãosemdicasnuncamais

  4. Rs…Mulher pensa em tudo mesmo! A minha miga me disse: Luana, vê esta receita na internet, eu disse: Não, vou esperar a Lili porque ela prova e aprova as receitas (kkkk)…..Bjus sucesso sempre, fique com Deus

  5. Oi Lu!
    Já comprei o material e vou preparar o post! Acho que até na semana que vem ele estará no ar, pode ser?
    Que fofa! kkkkkk
    Genteeeee, já quero ver como você ficou!
    Beijos minha linda, obrigada por tudo! <3

  6. Rs, pode sim! Estarei ansiosa mas já contente pois darei adeus a este fedorzinho que minhas roupas já não suporta mais rs! Bjosssssss

Comenta aí, vai!