Guacamole: do México para sua casa!

guacamole-do-mexico-para-sua-casa-01

O guacamole é um prato típico da culinária mexicana. Com a globalização, ele se tornou conhecido em todo o mundo e sofre alterações conforme a localidade em que ele é feito.

O abacate é um fruto que traz muitos benefícios a saúde. Ele possui sais minerais, vitaminas, gorduras monoinsaturadas e um poderoso antioxidante chamado glutationa.

Além disso, o abacate é ótimo para gestantes em função do ferro; evita o cansaço mental; desintoxica o fígado; reduz a taxa de colesterol e muito mais.

Mas como nem tudo são flores, o abacate é altamente calórico! Então, nada de enfiar o pé caso você esteja controlando a alimentação! Mas se você é assim como eu, que controla, mas nem tanto… se joga no guacamole, rs! Afinal, melhor comer isso que besteira, não é?

O guacamole é um prato muito simples de fazer, mas o sabor é maravilhoso! É uma ótima opção para servir de entrada ou até mesmo como petisco para um bate-papo com família e amigos.

Eu já fiz a receita de guacamole com e sem pimenta dedo de moça. Quando fiz sem a pimenta, utilizei um molho no lugar. Não sou muito fã de pimenta, mas acabei comprando para fazer a geleia de pimenta (receita aqui), então aproveitei para fazer o guacamole “de verdade” mesmo, rs.

Vamos aprender a fazer?


Guacamole

Ingredientes:

1 abacate pequeno maduro;

1 tomate grande;

1/2 cebola picada;

1/2 pimenta dedo de moça (esta parte fica ao seu gosto);

Folhas de coentro a gosto (usei um punhado pequeno);

Suco de 1/2 limão;

Azeite a gosto (usei umas 3 colheres de sopa);

Sal a gosto.

Modo de preparo:

Abra o abacate e retire o caroço. Coloque a polpa em um recipiente e a amasse bem. Retire as sementes do tomate e o pique em pedaços pequenos e transfira para o recipiente. Faça o mesmo procedimento com a cebola e a pimenta dedo de moça. Pique o coentro, adicione aos demais ingredientes e tempere com o suco do limão, azeite e sal.

Se você gosta de algo mais apimentado, é só aumentar a quantidade de pimenta. A mesma coisa vale para o limão, caso goste da comida mais ácida, coloque mais suco.

Sirva com tortilhas de milho, os famosos Doritos, torradas ou algo de sua preferência. Para a foto eu usei Doritos.


Ficou uma delícia! Digamos que é um vinagrete incrementado, com a adição do abacate e coentro. Só de lembrar, me deu vontade de fazer de novo! O problema não é fazer, o grande problema é a quantidade da porção… eu comi sozinha esta receita em dois tempos! #vaigordinha

Ah! E ele nem ficou tão apimentado! Da próxima vez, vou colocar uma pimenta inteira.

E aí, gostou da receita de guacamole, que saiu do México e pode ir direto para sua casa? Vamos viajar nos sabores?

Se fizer, quero saber o que achou!


Ah, aproveito para informar que a partir de hoje as receitas serão postadas às quintas, aos invés das sextas. Amanhã tem novidade, estou muito ansiosa… espero você por aqui, hein!

Beijos, fique com Deus!

2 thoughts on “Guacamole: do México para sua casa!

Comenta aí, vai!