Gola rolê ou turtleneck: como usar

gola-roleou-turtleneck-como-usar-19

E chegou (na verdade, voltou) mais uma tendência para o outono e inverno! Me refiro a gola rolê ou turtleneck, que foi muito usada nos anos 90 e voltou com tudo!

Já usei bastante esta peça, quando adolescente e até uns tempos atrás. Não sei por qual motivo, mas acabei me enjoando da gola rolê… parecia que não me favorecia, ficava agoniada com aquele monte de tecido no pescoço.

Quando ficava “frio demais” (até parece que aqui em Vitória faz este “frio demais”, rs), colocava uma blusa de gola rolê e arrematava com uma echarpe ou cachecol.

Guardei as poucas roupas de frio com gola rolê que eu tenho e as deixei quieta. Qual é a minha surpresa ao olhar umas fotos há um tempo atrás? A volta da gola rolê! A imagem que me fez brilhar os olhos especificamente foi uma foto da Camila Coutinho com a gola rolê e maxi brincos. Ficou linda demais!

É claro que quando uma peça volta a moda, ela vem revisitada. O povo não perde tempo para nos fazer consumir ainda mais! Rs

O post de hoje tem várias dicas e inspirações para você usar e abusar da gola rolê. O bom é que esta tendência atende tanto aquelas pessoas que moram em locais frios ou as pessoas que assim como eu moram em um lugar que não faz tanto frio.

Como são inspirações, caso você tenha alguma peça com a gola rolê em casa, aproveite as dicas e use novamente aquela peça que está aguardando ansiosamente para ver o sol! Com certeza aproveitarei também as dicas e colocarei as minhas peças com gola rolê para passear (se o tempo colaborar, é claro! Rs).

A título de informação, vou passar algumas dicas sobre a gola rolê. Mas é claro que você pode segui-las ou não. Afinal, acredito que a pessoa não precisa se prender ao “deve ou não deve usar”, vestir roupa é como brincar!

Esse negócio de certo ou errado, ou o que favorece ou não favorece é muito relativo! É sempre bom explicar, mas a grande verdade é que existem truques para evidenciar pontos fortes ou esconder pontos “fracos” (estes pontos fracos dependem do ponto de vista de cada um).

Você não vai ficar mais alta ou baixa, gorda ou magra se usar ou deixar de usar uma peça de roupa. Você será a mesma pessoa! Eu até um tempo atrás me prendia a estes modismos, mas agora uso o que me vem na telha! Vamos embora ser feliz! <3


Gola rolê ou turtleneck: dicas

A gola rolê não favorece quem tem os seguintes atributos:

  • Pescoço curto ou grosso;
  • Seios fartos;
  • Tronco largo.

Por ser uma peça muito fechada, ela aumenta mais ainda a região. Mas é claro que se você se encaixa em algum dos casos, há truques para disfarçar:

  • Use uma terceira peça: blazer, casaco, colete, parka, etc.; o uso da terceira peça criará um efeito vertical no look e camuflará o “problema”;
  • Abuse de colares compridos para alongar o visual.

 Gola rolê ou turtleneck: looks para se inspirar

Gola rolê: vestido ou saia

gola-roleou-turtleneck-como-usar-01

Amei a sobreposição que a moça da foto usou! Meia-calça preta, botas de cano curto na mesma cor (aproveite para conferir o post sobre botas de cano curto, está imperdível! 😉 ), vestido marrom e blusa listrada com gola rolê e um lindo laço preto. Para arrematar, bolsa estilo carteiro vermelha. Este look tem uma proposta ótima de usar um vestido fresco com elementos quentes.

gola-roleou-turtleneck-como-usar-02

Este tubinho poderia ser básico, mas a gola rolê fez toda a diferença! É sem mangas e o recorte evidencia bem os ombros. Caso você tenha algum problema em mostra-los, use uma peça por cima. A C&A em parceria com a Kim Kardashian fez uma coleção que tem um vestido muito parecido com este! Se você gostou, corre em uma loja mais próxima para tentar garantir o seu! Se não tiver, não se preocupe! Logo eles deverão criar algo parecido, pois esta coleção foi sucesso total.

gola-roleou-turtleneck-como-usar-03

Que tal um look monocromático? Há quem diga que esta combinação pode parecer algo sem criatividade ou brega, mas eu discordo! Já demonstrei anteriormente o meu amor por looks neste estilo. O tricô larguinho com a gola rolê combinou perfeitamente com a saia de tecido estruturado. Nos pés, sapatos na mesma cor das demais peças, o cinza. Para complementar, bolsa (ao que me parece) branca com detalhes pretos, óculos escuros e um relógio marrom. Usaria sem pestanejar!

gola-roleou-turtleneck-como-usar-04

Tem gente que não consegue ou acha que não dá para aproveitar peças usadas nas estações de primavera e verão nas estações de outono e inverno. Às vezes por conta das cores, outras em função do tipo de tecido.

Isto pode ser solucionado! Tanto no primeiro, quanto no segundo caso, é só colocar peças que são geralmente usadas nas estações mais frias do ano, como a própria gola rolê, meia-calça, botas… não tem erro!

A moça que é muito sabidinha antenada, usou este esquema para montar seu look. Olha que combinação linda que ela fez ao usar uma saia midi com cores vivas e os demais complementos em preto. Arrasou! Rolou uma mistura entre os estilos retrô e moderno que eu gosto muito.

gola-roleou-turtleneck-como-usar-05

Quem disse que não pode usar saia midi com sapatos sem salto? Olha que look mais lindo! O truque foi combinar a cor da saia com os slippers, e o fato deles serem de bico fino alongam mais o visual. Para o look sair do Preto & Branco – P&B, a moça investiu em uma bolsa de mão vermelha e óculos estilo clubmaster.

gola-roleou-turtleneck-como-usar-06

Este look é perfeito para o clima tropical do Brasil e também para quem quer entrar na onda da gola rolê sem morrer de calor. Ele é total black e o destaque ficou por conta dos vários colares de pérolas em diferentes tons e tamanhos que adornaram o pescoço da moça. Simples e chique! Como a foto não apareceu os pés, minhas sugestões de uso são com scarpins coloridos, sandálias mais “pesadas” com tiras ou meia pata.


Gola rolê: calça, jardineira ou legging

gola-roleou-turtleneck-como-usar-07

Este look é ideal para quem trabalha em um ambiente bem formal. Os tons sóbrios da blusa de gola rolê, a calça sequinha, os sapatos e o blazer, todos seguindo a mesma linha. A inovação ficou a cargo do colar em tons de azul.

gola-roleou-turtleneck-como-usar-08

Saindo de um look formal para um que é totalmente o oposto! Olha que lindo ficou este com jardineira jeans (peça que foi muito usada nas estações de primavera e verão e que podem ser muito bem aproveitada agora, que inclusive acho até mais apropriável!), blusa de manga longa com gola rolê, nos pés mocassins em uma cor que é entre o burgundy e o marsala, ou simplesmente o vinho, rs. Amei a bolsa estilo maleta masculina em vermelho, mais um look que transita entre o moderno e o retrô!

gola-roleou-turtleneck-como-usar-09

Para quem curte o estilo boyish, este look é uma boa opção. Completamente masculino (só tirando o fato das peças serem femininas), composto por calça de alfaiataria sequinha, suspensórios, sapatos sociais com meias pretas, blusa de gola rolê com estampa em P&B (que aparentemente parecer ser quadriculada). Para finalizar, óculos escuros. Se você gosta, se joga!

gola-roleou-turtleneck-como-usar-10

Mais um look com pegada masculina, mas desta vez com mais elementos femininos. Pelo que eu vi na foto, a peça se trata de uma legging ou uma calça skinny preta, camisa branca mais longa e folgada, tricô preto folgado mais curto que a camisa e sapatos baixos inspirados no guarda-roupa masculino. A bolsa de mão rosa deu o toque de feminilidade ao look.

gola-roleou-turtleneck-como-usar-11

Este look é a minha cara! Amo calça no modelo flare (a minha amiga Thais Leão fez um post completo sobre esta calça, clique aqui para ver) e sempre me policio para não usar só esta calça. Em qualquer evento que compareço, ela é minha primeira opção!

A moça combinou a calça flare jeans escura com lavagem mais clara nas coxas (ótimo truque para fazê-las parecer maiores), camisa leve branca com pequenos detalhes escuros e a camisa de gola rolê de mangas curtas (amei a sobreposição das duas peças!). nos acessórios, óculos, maxi colar que alonga o tronco, sandálias meia pata (um dos melhores modelos para usar com a calça flare) e maxi carteira.

gola-roleou-turtleneck-como-usar-12

Mais uma opção com jeans, só que desta vez com a modelagem boyfriend destroyed. Olívia Palermo arrasou com este look! A calça com lavagem clara ficou linda com o tricô com gola rolê cinza e sapatilhas nude. Para fechar, bracelete com spikes dourados e óculos estilo gatinho maravilhosos.


Gola rolê: bermuda, shorts ou pantacourt

gola-roleou-turtleneck-como-usar-13

A gola rolê pode ser uma alternativa diferenciada também em climas amenos! Para quem ama shorts jeans, que tal usar com uma blusa leve e rendada? Para complementar, botas de cano curto (olha elas aí de novo!), bolsa pequena (mais uma trend) e óculos estilo aviador. A Kendall Jenner (mais uma Kardashian na área, como elas sabem ser fashions!) ficou linda e apesar dos shorts serem beeeeem curtos, o visual não ficou vulgar demais em função das suas pernas finas e longas. No meu caso, passo! Rs

gola-roleou-turtleneck-como-usar-14

Olívia Palermo maravilhosa como sempre, arrasou mais uma vez com este look! E ele é mais uma prova que peças usadas nas estações quentes podem ser aproveitadas nas mais frias. Os shorts estilo alfaiataria em tons terrosos foram combinados com meia-calça, e blusa sem manga com gola rolê pretos. Nos pés, botas de cano curto com cadarço.

gola-roleou-turtleneck-como-usar-15

Passando dos shorts para a pantacourt. A pantacourt nada mais é que uma pantalona mais curta. A moda surgiu entre os anos 70 e 90 e voltou agora com tudo.

Este look tem um ar minimalista e chique, com peças marcantes. A gola rolê, a pantacourt, os scarpins em animal print e a bolsa de mão conversam entre si, trazendo uma harmonia incrível. A gola rolê teve um destaque especial não só pelo modelo, mas também pelo tecido que é um moleton, que trouxe mais um estilo ao look, o hi-lo.

gola-roleou-turtleneck-como-usar-16

A bermuda é mais uma tendência que voltou com tudo. Gosto bastante dela, pois ela é uma opção intermediária aos shorts e a pantacourt: nem tão curto, nem tão longo! Se você é assim como eu, que não usa shorts e talvez está insegura quanto ao uso da pantacourt, a bermuda foi feita para você!

Mais um look que tem a pegada boyish, ele é total black com peças de presença forte. Ele é perfeito para dias mais frescos. A gola rolê básica ficou linda com a bermuda (que me parece ser de linho) e a jaqueta de couro. Nos pés, sapatos estilo mocassim com meias sociais (outra tendência, mas esta eu passo também! Rs). Gostei do look, mas mudaria os sapatos! Usaria com scarpins de vinil, seguindo o estilo dos mocassins.

gola-roleou-turtleneck-como-usar-17

Saindo de um look bem masculino para outro feminino! Os shorts de alfaiataria além de ser lindos, ainda tem o poder de disfarçar quadris largos e deixam os looks muito mais elegantes. Este tem um toque especial, tem um dourado maravilhoso! O tricô com gola rolê também é larguinho, assim como os shorts (está aí uma prova que looks com peças não tão justas ao corpo ficam lindos). Para tirar um pouco da delicadeza do look, ela usou um bracelete que imita uma placa de metal com parafusos.

gola-roleou-turtleneck-como-usar-18

A Leandra Medine assina o blog Man Repeller (no português seria algo como “a espanta homens”) e eu gosto muito do seu estilo. Ela mistura os estilos feminino e masculino com maestria e mostra o que pode “repelir um homem”. É bem interessante!

 Neste look ela apostou em peças que não são muito ajustadas ao corpo. Todas as peças são de cores bem neutras. O toque de feminilidade ficou a cargo das sapatilhas pretas de bico fino e da bolsa de mão (apesar do estilo rocker em função das tachas). Para arrematar, óculos escuros estilo clubmaster com armação imitando ao casco de tartaruga e pulseiras delicadas.


O interessante nisso tudo é que a gola rolê pode ser adaptada para os mais diversos climas e estilos.

Lá no mural do blog no Pinterest tem mais um monte de looks para você se inspirar, vale a visita!

E aí, gostou do post de hoje?

Se tiver dúvidas ou se quiser ajuda em algo, já sabe! É só comentar ou mandar e-mail para contato@lilianefundao.com que terei o maior prazer em responder!

Beijos, fique com Deus!

Imagens: Pinterest

6 comentários sobre “Gola rolê ou turtleneck: como usar

Comenta aí, vai!