Dia do amigo: esteja rodeado deles e seja feliz!

0

dia-do-amigo-esteja-rodeado-deles-e-seja-feliz-01

No dia 20 de julho é comemorado o dia do amigo. É uma data muito importante e que nos faz refletir em várias coisas. Quais são os benefícios de se ter amigos por perto?

Sempre gostei de fazer amigos. Minha mãe falava que quando criança eu ia no colo de qualquer pessoa, puxava papo, contava tudo. Até alguns anos atrás eu era assim! Com o tempo, vamos aprendendo com a vida e com as surpresas que ela nos proporciona.

Por ser uma pessoa que gosta de fazer amigos, me abria facilmente com as pessoas. Era mais ou menos assim: conhecia hoje e já contava minha vida quase toda, rs! Só que não pode ser assim! E a cada tristeza que passava, aprendia mais um pouco sobre as amizades.

Com o tempo, aprendi que devemos escolher muito bem o meu círculo de amigos, pois com ele eu posso ser influenciada a ser e fazer coisas boas ou ao contrário.

Com uma amiga (de infância, beijo Ju!) aprendi uma grande lição. Há anos atrás, após uma ligação feita para ela reclamando de sua ausência, ela respondeu mais ou menos o seguinte: “Liliane, você tem que entender que existe amigo para cada momento ou situação da sua vida. Existem amigos para brincar, outros para estudar, outros para compartilhar seus sentimentos, sua vida. Nem sempre um amigo serve para todas as situações ou estará disponível para você, para tudo o que precisar. Se desprenda disso!”.

Naquele momento eu senti um baque muito grande! Não compreendi perfeitamente, mas analisei muito este ensinamento e comecei a pensar no meu círculo de amigos e tive que concordar com ela!

Existem amigos que entram e saem das nossas vidas. Às vezes não teremos contato para sempre, mas sabemos que eles fizeram parte de um bom momento de nossas vidas. Os amigos da escola, da faculdade (que saudades!), do seu ambiente de trabalho, etc.

Não podemos, nem devemos ficar tristes com a distância, mas sim lembrarmos com carinho de situações compartilhadas, da força que estes amigos nos deram em algum momento de dificuldade.

Mas é claro que alguns amigos passam por algum momento que acabou, mas se tornam constantes em nossas vidas. Se tornam parceiros, irmãos! E isto é muito bom.

A bíblia nos fala no livro de Provérbios, capítulo 18, versículo 24 em sua parte b:

“mas existe amigo mais apegado que um irmão.”

Amigo é a família que escolhemos! Nós não escolhemos os pais que temos, os irmãos, os primos… mas temos o privilégio de escolher nossas amizades, veja só que dádiva e que responsabilidade ao mesmo tempo que temos!

Dia do amigo: benefícios à saúde que amigos os proporcionam

Você sabia que o fato de estar rodeado de amigos traz benefícios à saúde? Um estudo de pesquisadores de uma Universidade de Chicago constatou que pessoas solitárias ao longo da vida se tornam indefesas, tem más noites de sono, sofrem mais com as situações complicadas que tem na vida, além de serem mais estressadas.

Outro estudo americano que foi publicado no Journal of the American Medical Association, demonstrou que existe uma relação entre a solidão e riscos maiores de um individuo nesta situação contrair a doença de Alzheimer.

A Universidade de Harvard fez um estudo durante duas décadas, onde cinco mil pessoas foram analisadas. O resultado? Foi comprovado que a probabilidade de sorrir mais para a vida cresceu em até 60% das pessoas que conviviam com pessoas alegres.

A amizade faz bem para o coração! Uma Universidade de Columbia fez um estudo que durou dez anos, que demonstrou que pessoas normalmente alegres, satisfeitas e entusiasmadas têm menos chance de serem depressivas e apresentaram um risco 22% menor de desenvolver doenças cardíacas ou ter infarto.

No ano de 2010, alguns pesquisadores avaliaram 34 estudantes da Universidade de Virginia, os levando para uma colina íngreme e colocando em suas costas mochilas pesadas. Após a subida, os pesquisadores perguntaram aos estudantes sobre a acentuação do declive. Aqueles estudantes que se mantiveram perto de amigos acreditaram que o declive era menor do que de fato. A conclusão foi a que ter amigos e alguém a quem recorrer faz com que as dificuldades pareçam menores e que a vida fique melhor.

No site do Correio do Estado tem uma matéria com vários benefícios que a amizade pode proporcionar.

Dia do amigo: saiba escolher suas amizades

Para exemplificar a importância de termos amigos, o livro de Eclesiastes no capítulo 4 e versículos 9 e 10 diz o seguinte:

“É melhor ter companhia do que estar sozinho, porque maior é a recompensa do trabalho de duas pessoas. Se um cair, o amigo pode ajudá-lo a levantar-se. Mas pobre do homem que cai e não tem quem o ajude a levantar-se!”.

Pobre de nós se não tivermos alguém para nos levantar, caso caiamos. Alguém nos faça companhia quando estamos sozinhos. Que possamos estar rodeados de bons amigos sempre!

E melhor do que ter amigos, na verdade é ter estes bons amigos. Se os amigos influenciam em sua saúde, também fazem o mesmo por seus sentimentos e atos.

Escolher bons amigos é fundamental para sua saúde tanto corporal, quanto mental. As amizades tem um poder gigante de influenciar sua vida! Talvez você não tenha noção do quanto.

Já tive experiências do quanto uma amizade pode influenciar uma pessoa para o bem ou para o mal. Pessoas que são transformadas através dos amigos, pessoas que mudam totalmente o rumo de sua vida em função de conselhos de amigos.

Pare e analise agora: qual é seu círculo de amigos? Eles te influenciam positivamente ou negativamente? Você muda completamente quando está com eles? Você se torna uma pessoa melhor com eles?

No livro de 1 Coríntios, capítulo 15 e versículo 33 há a seguinte exortação:

“Não se deixem enganar: As más companhias corrompem os bons costumes”.

Este pequeno trecho exemplifica o que falei anteriormente. Tem um outro ditado que costumo me lembrar e usar: quem anda com porcos, farelo come. Neste caso, tudo depende do ponto de vista. Literalmente, este ditado tem a tendência pejorativa a respeito de certos tipos de amizade.

Os amigos são como um espelho: uns tendem a se “espelhar” nos outros, adquirindo o linguajar, modo de vestir, de andar de falar… por este motivo, ande com quem você gostaria de se espelhar! Ande com alguém que lhe proporcione coisas boas, bons sentimentos, bons hábitos.

Há outra passagem na bíblia que demonstra o poder da influência que a amizade tem na vida dos indivíduos. O livro de Provérbios no capítulo 22 e versículos 24 e 25 diz:

“Não se associe com quem vive de mau humor, nem ande em companhia de quem facilmente se ira; do contrário você acabará imitando essa conduta e cairá em armadilha mortal”.

Não se associe com algo que lhe trará só malefícios! Se associe com quem te traz paz de espírito, serenidade e amor! Pois ao receber amor, transmitirá amor! Somos espelhos e refletimos aquilo que recebemos e somos.

Dia do amigo: o seu melhor amigo

Como somos seres humanos, portanto, falhos, a nossa tendência é mesmo sem querer errar e ferir alguém. Isto é inerente a nós! Como dizem por aí, se nem Cristo agradou a todos, não sou eu ou você que irá conseguir, não é?

Mas existe um amigo que Este sim! É e sempre será o seu melhor amigo. Este  amigo é Deus, que como prova de amor deu seu filho unigênito para morrer na cruz por nossos pecados.

É Ele que está lá dos altos céus sempre disposto a nos socorrer, nos ouvir. Com Ele não precisamos ter medo, nem reservas. Podemos ser quem realmente somos.

Ele conhece o profundo do nosso ser, sabe coisas que não sabemos sobre nós. NEle nós podemos confiar! Sem preocupações de que Ele irá contar para outra pessoa, de que nos dará um mau conselho, pois Ele só quer o melhor para nós.

Que possamos ter intimidade com Ele e ser reconhecidos como amigos de Deus, conforme a bíblia fala no livro de João no capítulo 15 e versículo 15:

“Já não os chamo servos, porque o servo não sabe o que o seu senhor faz. Em vez disso, eu os tenho chamado amigos, porque tudo o que ouvi de meu Pai eu tornei conhecido a vocês”.

O dia do amigo é hoje, espero que você possa refletir nestas singelas palavras, assim como eu refleti novamente ao escrevê-las.

Mas ao mesmo tempo, o dia do amigo é todo dia! Não deixe de parabenizar alguém somente no dia do amigo. Diga ao seu amigo o quanto você o ama, o quanto lhe quer bem, o quanto é grato por sua amizade. Amigos são como anjos disfarçados!

Que você tenha motivos para comemorar neste dia do amigo, que seja grato por suas amizades e pelo seu melhor amigo, que é Cristo! Sou muito grata a Deus por Ele ser meu amigo e pela oportunidade e dádiva de ser cercada de amigos tão bons.

Um enorme beijo para minha amiga Thais Leão que na foto do post representa todos os meus amigos. Amo cada um de vocês!

Feliz dia do amigo! <3

E aí, gostou do post de hoje?

Beijos, fique com Deus!

Imagem: Italo Silva Fotografia

Previous articleMaquiagem para o dia: dicas, produtos e vídeo!
Next articlePizza de liquidificador: delícia que descomplica a vida!
<p>Evangélica, esposa, advogada e grande entusiasta em descobrir e compartilhar novidades!</p> <p>Desde pequena estive envolvida em meio a tecidos e revistas, pois minha mãe trabalhava em uma loja especializada do ramo. Brinquei de comidinha, casinha, de costurar roupas para minhas bonecas. Brinquei também de queimada, futebol, pique-esconde… talvez por crescer fazendo tantas coisas, veio também meu desejo de falar sobre os mais diversos assuntos.</p> <p>Amante do “Faça Você Mesmo” ou “DIY” desde criança, quando cheguei a época da escolha do curso, quis fazer moda. Mas minha mãe disse que isso não era curso “para gente pobre”, então após diversas conversas com familiares, decidi fazer o curso de Direito.</p> <p>Formei (e amo o meu curso!), mas o desejo e gosto por moda, beleza, variedades e minha vontade em compartilhar informações falou mais alto!</p>

Comenta aí, vai!