COXINHA FIT COM BATATA-DOCE E MANDIOCA: RECEITA

coxinha-fit-com-batata-doce-e-mandioca-receita-sem-glúten-fitness-liliane-fundão-01

Quem deseja ter uma vida mais saudável, mas ama comer guloseimas se encontra em uma situação bem complicada, e este é o meu caso! Simplesmente amo salgados, sobretudo coxinha! Uma alternativa saudável é a coxinha fit.

O corpo necessita ser fit… mas a cabeça… aiai… Inclusive postei uma foto no perfil do blog no Instagram que remete bem a minha situação atual, olha só (aproveita para me seguir lá, hein!):

Então uma ótima forma de driblar minha mente das gordices, foi buscar uma receita de coxinha fit na internet! Graças a Deus a encontrei, preparei e hoje vou mostrar a receita para você conferir e preparar também!

Fiquei bastante surpresa com o sabor da coxinha, imaginei que não iria gostar tanto (não curto muito batata-doce, mas o resultado foi bacana!). Esta coxinha fit é uma ótima opção para quem não pode comer glúten, pois não leva nenhum tipo de ingrediente com este componente.

Vamos conferir a receita da coxinha fit?


Coxinha fit

coxinha-fit-com-batata-doce-e-mandioca-receita-sem-glúten-fitness-liliane-fundão-02

Ingredientes da massa:

250gr de batata-doce;

250gr de mandioca;

1 xícara de chá de farinha de arroz;

2 colheres de sopa de azeite de oliva;

200ml de caldo de galinha (pode ser caseiro ou diluído);

Curry, açafrão e sal a gosto (ou outros temperos que preferir).

Ingredientes do recheio:

300gr de frango desfiado e temperado da maneira que desejar;

½ (no máximo) de requeijão light;

Azeite de oliva;

Ervas à gosto.

Ingredientes para empanar a coxinha fit:

1 ovo;

½ copo de leite;

Gergelim branco.

Modo de preparo da massa:

Cozinhe a batata-doce e a mandioca separadamente apenas com água. Após o cozimento (tem que ficar bem cozido), amasse os legumes até formar um purê.

Em uma panela com fundo grosso coloque os legumes, o caldo de galinha (o meu é natural, que é a sobra de líquidos do frango desfiado), os temperos à gosto e misture bem. Quando a mistura começar a ferver, adicione a farinha de arroz.

Incorpore todos os ingredientes, retire a massa do fogo e passe para uma vasilha. Assim que a massa esfriar, sove a massa para ela ficar mais uniforme.

Modo de preparo do recheio:

Faça o frango desfiado a sua maneira, acrescente os temperos de sua preferência, adicione o azeite e o requeijão. É só misturar e está pronto.

Montagem da coxinha fit:

Peque a quantidade que achar necessária da massa (isto é conforme o tamanho que quer da coxinha fit. Fiz um tamanho médio, maior que a coxinha coquetel e menor que a coxinha normal), abra e coloque o recheio no meio. Feche a coxinha e faça o formato tradicional.

Caso tenha dificuldades com o formato tradicional, você pode fazer em formato de bolinha.

Se a massa estiver com uma boa aderência, não será necessário passar o ovo e o leite para grudar o gergelim. Eu não precisei. Caso necessite, é só misturar o ovo e o leite, passar a coxinha nesta mistura e depois no gergelim.

Modo de assar:

Como todos os ingredientes estão cozidos, a coxinha fit é levada ao forno somente para esquentar e dourar um pouco. Aqueça o forno a 180º e coloque a coxinha fit. Dependendo do seu forno, as coxinhas ficam prontas em menos de 20 minutos.


E a coxinha fit está pronta! Ela ficou maravilhosa!

E aí, você já tinha comido alguma coxinha fit?

Aguardo você nas redes sociais do blog! Não deixe de seguir o perfil do Instagram, curtir a fanpage do Facebook e me adicionar no Snapchat (lilianefundao)!

Beijos, fique com Deus!


Durante todo o mês de agosto, participarei do Blog Every Day in August – BEDA, ou seja, posts fresquinhos todos os dias para você! Não deixe de conferir! <3

6 thoughts on “COXINHA FIT COM BATATA-DOCE E MANDIOCA: RECEITA

  1. Oi Marilene, dá sim!
    As que eu fiz tinha mais de 3 meses (talvez não é o recomendado) e assei na semana passada… Estavam perfeitas!
    Se fizer, me conte nos comentários!
    Obrigada por comentar e volte sempre!
    Beijos

  2. Eu também sou simplesmente apaixonada, Camila!
    Esta coxinha fica muito boa, palavra de uma amante desta iguaria! Rs
    Me conta depois o que achou?
    Muito obrigada por comentar e volte sempre, vai ser um prazer ter você por aqui!
    Beijos!

Comenta aí, vai!