Brigadeiro de churros: inove em seus eventos!

brigadeiro-de-churros

O brigadeiro de churros é uma receita facílima de preparar e é super diferente! Parece que deu muito trabalho para confeccionar, mas na verdade é moleza!

Se você me acompanha há mais tempo, sabe o quanto sou apaixonada por brigadeiros! Não teve um que provei até hoje que não tenha gostado! Já publiquei aqui no blog os sabores de parmesão, cachaça e café. Hoje é dia de brigadeiro de churros! 😛

A internet é uma beleza! Coisas que antes davam um trabalho enorme para descobrir, hoje estão disponíveis para nós rapidamente!

Por ser esta amante declarada de brigadeiros, sempre busco receitas novas para poder me deliciar e dar alguns para meus familiares e amigos. Em um dia qualquer me lembrei que nunca tinha provado o bolo de churros que está fazendo muito sucesso atualmente e pensei: será que existe brigadeiro de churros? Busquei na internet e encontrei várias receitas!

Fiz a minha versão e hoje vou te passar a receita de brigadeiro de churros com algumas dicas valiosas. Vamos conferir?


Brigadeiro de churros:

Ingredientes:

1 lata de leite condensado (sempre utilizo o Leite Moça da Nestlé);

1 colher de sopa de essência de baunilha (utilizei a da marca Dr. Otker);

1 colher de sopa de manteiga (utilizo geralmente com sal, mas para esta receita utilizei a sem);

Açúcar refinado e canela em pó para enrolar;

Doce de leite bem firme (pode ser industrializado ou feito em casa – em breve receita!) para decorar.

Modo de preparo:

Em uma panela de fundo grosso (SEMPRE!), misture o leite condensado, a essência e a manteiga até incorporar. Em fogo médio para baixo, mexa com o auxílio de uma colher de pau ou pão-duro a mistura sem parar até atingir o ponto de brigadeiro. Unte uma vasilha com manteiga, coloque o brigadeiro de churros e espere esfriar. Para adiantar o processo, o brigadeiro pode ser colocado por 15 a 20 minutos no congelador.

Com uma colher de chá pegue pequenas porções do brigadeiro de churros e enrole com as mãos untadas (ou coloque uma vasilha cheia de gelo, passe suas mãos nele, enxugue com uma toalha de papel e enrole os brigadeiros). Passe na mistura de açúcar com canela em pó e com decore com o doce de leite (faça decoração com saco de confeiteiro).


Brigadeiro de churros: dicas

Pontos de brigadeiro:

  • Brigadeiro mole: após levantar fervura, mexa por mais três minutos. Faça o teste da colher: se o brigadeiro cair como uma pasta, estará pronto! Outra forma de fazer brigadeiro mole é fazer o ponto de brigadeiro para enrolar, desligar o fogo e acrescentar de ½ a 1 lata de creme de leite (vá adicionando até encontrar o ponto desejado);
  • Brigadeiro para enrolar: mexa o brigadeiro até o mesmo desprender do fundo da panela. Dois testes podem ser feitos: o primeiro é de inclinar a panela e verificar se o brigadeiro se soltou; ou raspe o fundo da panela. Se o brigadeiro se desprender de maneira fácil, o ponto estará correto.

Tipos de canela:

  • Canela-da-China: possui sabor mais terroso e picante. É mais difícil de moer em casa;
  • Canela-da-Índia: possui sabor adocicado e mais delicado. É fácil moer em casa.

Na minha primeira receita de brigadeiro de churros, utilizei a canela-da-Índia, porém nesta fiz uma mistura das duas canelas para o sabor ficar mais pronunciado.

Doce de leite:

  • Cuidado com o doce de leite que você vai utilizar! Em meu primeiro teste fiz com um doce de leite cremoso (quando refrigerado ele fica mais firme), quando ele entrou em contato com a temperatura normal, ficou mole e não deu um efeito bonito. Prefira o doce de leite o mais pastoso possível.

Muitas dicas! Apesar de ser fácil, o preparo de brigadeiro tem os seus segredos para um resultado perfeito. Já errei e muito o ponto de brigadeiros, agora não mais! Rs

E aí, gostou da receita de brigadeiro de churros e das dicas? Se fizer, me conta! Quero saber! 😉

Beijos, fique com Deus!

2 thoughts on “Brigadeiro de churros: inove em seus eventos!

Comenta aí, vai!