Brigadeiro de café: doce para reabastecer sua energia!

brigadeiro-de-cafe

O brigadeiro é um doce tradicionalmente brasileiro. Existem muitas histórias sobre o seu surgimento, mas a mais famosa é de que este MARAVILHOSO doce foi elaborado durante uma campanha eleitoral. Hoje no blog você saberá um pouco de como este doce foi criado e aprender uma versão: o brigadeiro de café!

Após o término da Segunda Guerra Mundial, em 1945, o Brasil estava em processo eleitoral para eleger um novo presidente. Um dos candidatos, o brigadeiro Eduardo Gomes fazia muito sucesso em meio as mulheres.

Então durante a sua campanha eleitoral, foi criado o doce do brigadeiro. O candidato não ganhou, mas o brigadeiro ficou! Claro que houve algumas modificações de ingredientes até chegar na receita atual.

Eu, como boa amante de brigadeiro e de café, descobri em um dos cursos promovidos pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural do Espírito Santo – SENAR/AR-ES, o brigadeiro de café!

O preparo do brigadeiro de café é simples, mas o seu gosto… incomparável! É claro que fazer com ingredientes de qualidade fazem toda a diferença! Vamos aprender?


Brigadeiro de café

Ingredientes:

1 lata de leite condensado (utilizei o Leite Moça da Nestlé);

3 colheres de sopa de chocolate em pó solúvel (usei o Dois Padres da Nestlé);

1 colher de sopa de manteiga com sal;

1 xícara pequena (50ml) de café expresso Delta Q cápsula Qonvictus nº 5 (caso você não tenha uma máquina de expresso, é só fazer um café bem forte ou fazer um café solúvel, fica ótimo também!).

Chocolate granulado para decorar.

Modo de preparo:

Com o fogo desligado, misture todos os ingredientes. Ligue o fogo baixo e mexa sem parar até começar a desgrudar do fundo da panela. Este é o ponto para enrolar.

Coloque em um prato, deixe esfriar (se tiver com pressa, pode colocar na geladeira) e enrole com o auxílio de um pouco (pouco mesmo!) de manteiga nas mãos e passe no granulado.

Como este brigadeiro de café tem mais líquido justamente por conta do café, ele vai demorar mais para dar o ponto, então não se preocupe, ok?


Agora você deve ter percebido que eu realmente sou #aloka do brigadeiro, né? Ah! Inclusive esta receita de brigadeiro de café foi a que utilizei para fazer os doces para a caixa dos padrinhos no meu casamento, fiz post falando sobre o meu casamento, é só clicar aqui.

E aí, já provou o brigadeiro de café? Se não, prove! Tenho certeza que você não irá se decepcionar!

Beijos, fique com Deus!

Durante todo o mês de agosto, participarei do BEDA (Blog Every Day in August), ou seja, posts fresquinhos todos os dias para você! Não deixe de conferir! <3

Comenta aí, vai!