Botas de cano curto: como usar?

As botas de cano curto já se tornaram um dos clássicos do armário feminino (e do masculino também). Com a chegada das – tão esperadas – estações do ano (pelo menos para mim), outono e inverno, é possível abusar de looks lindos com estes amados calçados.

Capa do post sobre botas de cano curto: como usar

Em alguns locais do mundo, o uso de botas de cano curto é algo comum durante todo ano em função do clima e até mesmo por conta do estilo das pessoas de determinadas regiões. Infelizmente aqui não temos este privilégio, além do clima não favorecer, as pessoas em geral têm uma “aversão” a looks com propostas diferentes.

É tudo tão padronizado… tão chato! Sonho com o dia que sair de botas ou qualquer outro acessório diferente não seja tão impactante no aspecto negativo! Se usamos sapatilhas, tênis, calçados mais fechados, porque não usar botas de cano curto também?

Enquanto este dia esperado não chega, vamos aproveitar o outono e inverno, certo? Como são dias e noites mais frescos, é possível abusar das botas de cano curto e dar um toque especial em suas produções!

Este post tem oferecimento especial para a leitora Mariah, que comprou botas de cano curto maravilhosas e estava em dúvida sobre como poderia usar. Mariah minha linda, seu pedido é uma ordem! 😉

Quero aproveitar para tirar algumas dúvidas sobre a escolha das botas de cano curto “perfeitas” para você, caso esteja em dúvida sobre qual adquirir! Eu mesma acabei arrematando um par de botas de cano curto maravilhoso após pesquisar para este post!

É importante frisar que apesar do post estar se referindo a botas de cano curto, várias dicas podem ser aplicadas para qualquer comprimento de botas.


Botas de cano curto: como escolher seu modelo ideal

Alguns aspectos para a escolha de botas de cano curto devem ser observados: qual o estilo que você curte? Deseja conforto ou quer arrasar?

Botas de cano curto: estilos

Hoje no mercado existe uma gama enorme de modelos e cores de botas de cano curto. Elas meio que se subdividem em três estilos: boho, country e rocker.

Botas de cano curto: boho

botas de cano curto boho

Seu diferencial e/ou ponto forte são as franjas. Aliás, as franjas que vieram em estações passadas continuam com tudo nesta (e provavelmente em mais algumas estações). Então, se tiver algo com franjas, aproveite! 😉

O boho é um estilo que está bem em voga atualmente. Ele é uma releitura do estilo hippie (que surgiu entre os ano 60 e 70), com alguns elementos mais modernos. Estou gostando bastante deste estilo, mas utilizando somente um ou dois elementos dele em um look. Não quero/gosto de parecer que estou indo para o Coachella, rs. Falando no festival, a Jô do UASZ inclusive fez um post sobre a padronização de estilos que estamos vivenciando, vale a leitura!

Botas de cano curto: country

botas de cano curto country

Seu diferencial são as fivelas. Entre a comunidade da área rural (principalmente), é um estilo que nunca sai de moda. Posso dizer isso com convicção, pois trabalho em uma empresa que presta serviços para este grupo. É corriqueiro receber pessoas que usem pelo menos um acessório que remeta ao estilo country. Seja as botas, um cinto, chapéu… acho lindo! <3

Botas de cano curto: rocker

botas de cano curto rocker

O que ressalta nesse estilo são o uso de tachas, spikes, ou outros elementos que remetam o estilo rocker. O que antes era de uso exclusivo de apreciadores de rock, agora é universal!

Uma coisa é fato: como foi dito acima, a moda agora é global! Não importa onde você mora, o estilo que curte… sempre alguém terá alguma peça de roupa ou acessório que seja de um estilo que antes não curtia tanto. É a democratização de estilos!

Botas de cano curto: conforto ou arrasar?

A regra é simples: se você busca conforto, as botas com saltos baixos são as melhores opções. Para melhorar a situação, existem diversos modelos lindos no mercado da linha “comfort”, onde o material é mais maleável, se encaixando melhor na anatomia dos pés de quem a compra.

Caso você queira arrasar, invista em saltos! Mas o interessante nisso tudo é que coincidentemente os modelos apresentados no post de hoje raramente tem saltos desconfortáveis, em sua grande maioria são saltos grossos, que estabilizam o andar e não cansam tanto os pés! Eles agradecem! <3

Botas de cano curto: efeito visual

As botas de cano curto podem dar diversos efeitos visuais, vou te ensinar alguns deles:

  • As cores escuras (preto ou marrom escuro) podem encurtar, caso você não queira este efeito, invista em modelos com salto;
  • As cores mais próximas ao seu tom de pele tem o efeito inverso: se você quer parecer mais alongada, aproveite!;
  • Os bicos de botas mais pontiagudos também alongam o visual.

Após a escolha do modelo, é bom ir para a parte prática, não é? De nada adianta comprar um lindo par de botas de cano curto se você ficar com receio de usar em diversas formas.


Botas de cano curto com: calça

Este jeito é um dos mais comuns e fáceis de usar. A maioria esmagadora dos looks é composta por uma calça jeans. Ela tem que ser no modelo skinny, pois do contrário, sobrará muito tecido para colocar dentro das botas.

*Clique na imagem para ampliar

Primeiro look:

Ele tem o efeito mais alongador de todos: blusa e calça em tons escuros e um echarpe longo ao redor do pescoço, que criou uma linha vertical no corpo. Apesar da bota ser de cor diferente das roupas, ela não cortou o visual.

Segundo look:

É bem lindo e casual. O combo jeans + camiseta ganhou destaque com um cardigan que termina na região do quadril (ótimo truque para disfarçar este local) e as botas de cano curto na cor caramelo.

Terceiro look:

Tem quase a mesma proposta do segundo, com uma única diferença. A terceira peça desta vez é um blazer, o que faz com que ele seja uma boa opção para ambiente de trabalho que não seja formal demais.

Se a calça for com uma lavagem mais escura, melhor ainda! O detalhe da barra dobrada deixou o look ainda mais moderno, mas para isso, a calça tem que ser bem seca e as botas de cano curto MESMO! Não podem ultrapassar a linha do calcanhar, caso contrário ficará muito estranho/desproporcional.

Quarto look:

O último look que foi usado pela modelo Alessandra Ambrósio é bem moderno, apesar da composição simples: calça + camisa jeans e botas de cano curto. Que combinação linda e interessante! Considero o combo jeans + jeans como o novo pretinho básico, rs!

Gostei bastante também que todos os acessórios (bolsa e cinto) são da mesma cor das botas. Isso faz com que o look não “brigue” com os acessórios.

  • Dicas para quem tem quadris largos:
    • Invista em um modelo com lavagem escura, de preferência sem nenhum detalhe;
    • A parte de cima de preferência deverá cobrir o bumbum, para chamar menos atenção para esta área.

 Botas de cano curto com: legging ou meia

A grande diferença da legging para a calça é que a primeira geralmente é feita com um material mais leve que a segunda. O interessante da legging é que ela é muito mais confortável que a calça, dando uma maior liberdade de movimentos. Considero-a sempre como uma ótima opção para viagens!

Mas o uso da legging tem uma certa restrição: não dá para sair com uma blusa que não tampe a região do quadril, pois ela marca demais! Nada de ficar mostrando o bumbum e otras cositas mas, rs! Mas não se preocupe, há várias peças lindas no mercado que irão acabar com este “probleminha”.

*Clique na imagem para ampliar

Primeiro look:

Ele reúne várias tendências das estações outono e inverno. As botas de cano curto vermelhas e maravilhosas, a legging, o poncho (vestimenta tradicional da América do Sul) e chapéu estilo panamá, que look mais lindo!

Além do poncho, ela colocou por baixo uma blusa de manga longa básica preta (alguns tipos de poncho não contam com costuras, se fazendo necessário o uso de uma peça abaixo dele).

De acessórios, ela colocou pulseiras nos dois pulsos e arrematou com lindos óculos!

Segundo look:

O segundo look é o básico não tão básico. Ao que tudo indica é um vestido preto básico e curto, que foi arrematado por blazer preto e provavelmente meia-calça com fio 40 ou 80.

Nos pés, botas de cano curto em um tom vinho. Ela usou uma bolsa que acompanhou o tom das roupas, então o destaque ficou por conta das botas! Amei!

A cantora Taylor Swift simplesmente arrasou com este visual! Aliás, ela sempre acerta em suas produções.


Botas de cano curto com: shorts ou jardineira

Talvez este seja um dos looks mais usados por aqui, em conjunto com os looks do próximo tópico. Por vivermos em um país que faz calor na maior parte do ano, os shorts são praticamente um item obrigatório para quem faz uso dele. Então, nada melhor que fazer o combo shorts + botas de cano curto! O interessante desta combinação é que por ter bastante pele a mostra, ele alonga bem!

O material que mais vejo por aí é o jeans, é tanto que foi bem difícil achar alguma imagem legal com outro tecido diferente deste. Mas não tem erro! É só escolher uma cor e tecido que irão harmonizar com o resto do look e sair linda!

*Clique na imagem para ampliar

Primeiro look:

Ele traz várias tendências do momento: o kimono com franjas, camiseta básica, os shorts. Nos acessórios, para contrapor o hi-lo das demais peças, chapéu estilo panamá, óculos e colares e pulseiras delicadas. Muito lindo!

Segundo look:

Ele vem também com muitas tendências, só que para o lado boyish (uso de peças retiradas do armário masculino ou confeccionas inspiradas no universo deles). Blusa com listras (sou doida para comprar uma exatamente igual a esta, mas não encontro! :/ ), jardineira e camisa jeans amarrada na cintura. Até as botas de cano curto são mais “pesadas” e sem detalhes, inspiradas no universo masculino. Até a armação dos óculos usados pela moça são pesados. O toque delicado ficou por conta dos colares e anéis. Se eu tivesse um macacão jeans, com certeza tentaria reproduzir este look de alguma forma!

Terceiro look:

O último look é um exemplo de botas de cano curto com shorts coloridos. As cores estão lindas e bem invernais. O couro dos shorts no tom borgonha ou burgundy combinou muito bem o tricô leve e as botas de cano curto. Chique!

Não uso muito shorts, mas uma dica quero te dar: os shorts tem que ser confortáveis, nada de peça apertada demais! Você não é Friboi para ser embalada a vácuo, rs! Não valoriza a silhueta e além do mais, o uso continuo de peças apertadas (e esta dica não é só para os shorts, mas para qualquer peça apertada demais) deforma o corpo. Minha mãe sempre me ensinou que não devia usar roupas íntimas ou qualquer coisa apertada demais para não deixar marcas nele. E inclusive ela é a prova disso: apesar de estar acima do peso, acho o corpo dela bem modelado, em função disso e do uso de modeladores como body e bermuda (estes eu ainda não me acostumei, rs).


Botas de cano curto com: vestido ou saia curta

As dicas faladas no tópico anterior se encaixam muito bem neste. Os vestidos ou saias curtos tem o poder visual de alongar a silhueta, mas cuidado com o comprimento! Creio que você não quer mostrar demais e se sentir desconfortável.

Tenho uma dica que aprendi e é infalível para saber se você ficará confortável com uma peça curta. É só fazer os seguintes testes: se for vestido, abaixe, sente e levante os braços. Se o vestido subir ou se mostrar demais ao abaixar ou sentar, pense duas vezes! O mesmo vale para a saia, abaixou ou sentou e terá que colocar algo na frente para não mostrar, tente outra vez! Nada pior que ficar pensando em seus movimentos por conta de uma peça de roupa!

*Clique na imagem para ampliar

Primeiro look:

Ele se assemelhou muito com o da Taylor Swift, só que sem as meias. Incrível como das duas formas o visual ficou alongado! Inclusive o uso de colares longos também fez toda a diferença, amei o contraste do preto com os acessórios em prata.

Segundo look:

Vem com uma cor e peças que há tempos estão na moda, só que nesta estação voltou mais forte ainda: a parka militar e a própria cor. Amei o uso no look, o vestido branco delicado ficou com outra proposta em função da parka. Para arrematar, bolsa em verde militar e mais uma vez o colar longo com um toque de turquesa.

Terceiro look:

O último look tem a minha cara! Listras (já disse que amo! <3 ), saia e as botas de cano curto e a bolsa na mesma cor. Creio que a moça quis dar total destaque para o look, por isso que ela repetiu a cor nos acessórios.


Botas de cano curto com: vestido ou saia longa

Parece ser um visual arriscado, mas ao ver as fotos, me encantei demais! As botas de cano curto com vestido ou saia longa dão tiram o aspecto feminino da produção.

Primeiro look:

Ele é perfeito para temperaturas instáveis, pois tem truque bem legal: como ele é composto com várias camadas, fica bem fácil adicionar ou retirar determinada peça caso faça frio ou calor. Além do mais, é uma ótima proposta para viagens, por serem peças que fazem pouco volume. O coque deu um toque lindo a produção, amei!

Segundo look:

Este look tem praticamente a mesma proposta da primeira, só que com o uso do blazer. Amei a forma com que a Camila Coutinho montou a produção! Ótima para ambientes corporativos não tão formais. O detalhe da manga do blazer e da blusa puxada com a ponta da manga da blusa aparecendo ficou lindo demais! E mais uma vez, o uso de colar longo para alongar a silhueta, este truque é demais!


Capa do post sobre look com botas de cano curto

Botas de cano curto: 4 produções diferentes

Se você gostou deste post e gosta ainda mais de looks reais, clique na imagem acima ou neste link para você conferir 4 produções minhas com botas de cano curto, está imperdível! 😉


Capa do post sobre botas de cano alto: como usar

Botas de cano alto: como usar

Gostou do post sobre botas de cano curto e também é uma apaixonada por botas de cano alto? Então não deixe de conferir o post sobre botas de cano alto, está imperdível! Para ver, clique na imagem acima ou acesse este link.


Creio que depois dessas dicas, será bem mais fácil você montar uma linda produção!

Lá no perfil do Pinterest do blog tem mais um monte de inspirações lindas te esperando, confira!

Mariah, eu espero ter te ajudado querida!

Quero aproveitar e pedir desculpas por ter desaparecido, prometo que não ficarei tanto tempo sem postar!

E aí, gostou do post de hoje?

Beijos, fique com Deus!

Imagens: Google e Pinterest

35 comentários sobre “Botas de cano curto: como usar?

  1. Que bom que gostou Rê! Também é o meu sonho… não sou muito amiga do calor… rs
    Obrigada por seu comentário, fiquei feliz com sua visita!
    Volte sempre!
    Beijos!

  2. Amei as dicas da saia longa, sempre sonhei em usar mas sempre fico com receio, mas depois dessas dicas vou tentar bj

  3. Olá Alexandra, tudo bem?
    Que bom que gostou!
    O bom desses posts é que ao estudar para fazer, acabamos aprendendo também! Assim que eu postar algum look, vou colocar no perfil do IG, acompanhe lá!
    Muito obrigada pela sua visita, seu comentário e volte sempre! <3
    Beijos

  4. Oi Flávia, que bom que gostou!
    Ele não ajuda muito, mas dá sim! é só escolher roupas “menos quentes” como as dos exemplos do post que dará certo!
    Eu mesma usei com uma legging e uma blusa tampando o bumbum, como as peças não eram quentes demais, foi tranquilo!
    Obrigada por comentar e volte sempre!
    Beijos!

  5. Adorei suas dicas, realmente abriu o meu horizonte de possibilidades…. Muito obrigada bjsss

  6. Ai Guria, vc me entende hahaha, também espero pelo dia que vamos poder usar botas em dias mais quentes sem ser fuzilada nas ruas!

  7. Estamos juntas Deise! Rs
    Pelo visto você é do Sul… já está conseguindo usar as botas de cano curto?
    Já estou me programando para fazer um post sobre botas de cano alto, quero ver você por aqui! <3
    Obrigada por comentar e volte sempre!
    Beijos!

  8. Legging preta modelo montaria com bota cano curto caramelo salto médio fica bom?! Ou a legging fica legal apenas com botas em tons mais escuros?

  9. Oi Marcela, tudo bem?
    Fica bom sim! Mesmo que as botas sejam de outra cor diferente da calça, o fato delas terem salto alonga o visual e melhora a postura, pode apostar sem medo!
    Eu inclusive estou doida para comprar uma calça modelo montaria para usar com botas e tênis, amo o fato delas serem mais encorpadas que as leggings, assim não marca tanto o corpo!
    Uma dica: o espelho é seu melhor amigo na hora de se vestir! Prove, se olhe e veja se gostou! Acredito que não deve existir regras na hora de usar uma roupa, simplesmente o bom senso para saber se ela te deixa ainda mais bonita e se adequa ao ambiente que você irá.
    Espero ter te ajudado! Qualquer dúvida estou por aqui!
    Obrigada por comentar e volte sempre! <3
    Beijos

  10. Outra dúvida: bota cano curto marrom café e preta com legging comum ou montaria encurtam as pernas? Gostei muito do blog!

  11. Olá Marcela! Se não aparecer nenhuma faixa da pele entre o fim da legging e as botas, não encurta! Se a cor da legging for escura como as botas, pelo contrário, irá alongar!
    Muito obrigada pelo elogio!
    Já estou preparando um post sobre botas de cano alto, espero que goste!
    Obrigada por comentar e volte sempre!
    Beijos <3

  12. Adorei!!! Acabei de comprar três botas de cano curto(marron café e preta), com salto médio anabela e rasteirinha, mais confortáveis, pq já não estou mais conseguindo usar saltos muito altos e estava muito em dúvida se baixinhas se dariam bem com elas, por isso entrei aqui para me certificar…rsrsrsr. Adoro leggins, shorts, vestidos mais curtos e longos, gosto de tudo, mas nem tudo posso por causa da idade tbm, mas sei que as saias longas não me favorecem muito por causa da altura, mas quer saber??? uso assim mesmo, (qdo a situação me permite, claro!) pq gosto e são confortáveis…rsrsrsrs Adorei os looks e os conselhos, eles servem para 2016 tbm? Vou aguardar os looks com as botas longas, pq tenho várias, saltos altos, médios e sem salto, pra saber se não estou cometendo nenhum pecado muito grave…rsrsrsrsrs. Alias, não sou muito de cor, gosto mais de cores básicas mesmo, pretos, marrons, palhas, as cores prefiro nas roupas mesmo. Adorei seu espaço. Bjins e obrigada.

  13. Oi Rosangela, tudo bem?
    Que bom que você gostou! <333
    Que rhycaaaaaah! É claro que você pode usar e abusar! Eu não me privo de usar praticamente nada! Só o que realmente não faz meu estilo (roupas muito curtas e/ou decotadas).
    Não sei quantos anos você tem, mas acredito que dá para usar a maioria das roupas independente da idade!
    Com certeza servem! Escolhi produções que são praticamente atemporais para justamente o post não ficar ultrapassado.
    Estou preparando o post de botas de cano alto com muito carinho e ele está ficando completinho igual a este! Estou trabalhando bastante para que ele saia no máximo na sexta, oremos! Rs
    Pelo que vi temos o mesmo estilo então! <3
    Muito, muito obrigada pelo carinho, visita e comentário!
    Volte sempre!
    Beijos!

  14. Rica nada, achei uma promoção imperdível e irresistível!!! kkkkkk Tenho 51 anos e pra ser bem sincera, adoro roupas que eu visto e me acho bonita e é claro, respeitando algumas “cozitas” que já não me caem muito bem…rsrsrsrs e as vezes bate aquela “neura”, do “será que estou fazendo a coisa certa?”, aí eu corro aqui e dou uma pesquisadinha nas suas matérias…Adoooorooo!!!! Bjins.

  15. Adoroooooo!!! Kkkkkkk também #soudessas
    Que linda! <3333
    Com toda a certeza, você tem que se sentir linda ao se olhar no espelho!
    Nossa, estou muito feliz e lisonjeada por seu carinho e companhia Rose! Muito obrigada mesmo por acreditar no meu trabalho, faço com muito prazer!
    Acabei de publicar uma pesquisa de opinião, quando puder responder ficarei muito grata!
    Beijos e obrigada por tudo!
    <3

  16. Muito obrigada pelo elogio Tânia! Se Deus quiser nesta semana publico o post sobre como usar botas de cano alto, espero sua visita e que você goste também dele!
    Obrigada por comentar e volte sempre!
    Beijos

  17. Olá Neralci, tudo bem?
    Com certeza, pode usar sim! As botas de cano curto são calçados versáteis e que combinam com qualquer idade! Se inspire no post e arrase!
    Muito obrigada pelo comentário e volte sempre!
    Beijos

  18. Não sei se pode me informar.. Mas gostaria de saber como é o nome daquelas botas que você pode usar tanto cano alto como curto, basta que você tire a parte de cima e da pra usar como cano curto.. Não consigo achar!

  19. Oi Estefany, tudo bem?
    Me desculpe pela demora!
    É só você procurar como “bota com cano removível”! No Google aparece um monte de tipos! <3
    Obrigada por comentar e volte sempre, viu?
    Será um prazer ter sua visita por aqui!
    Beijos

  20. Oii!
    posso usar uma bota de cano curto ou médio de salto baixo(como algumas da fotos) com calça flare jeans?
    sou bem alta tenho 1,77
    Gostaria de saber se fica legal usar.

  21. Olá Sabrina, tudo bem?
    Com certeza! Você só deve se atentar quanto a questão da barra da calça.
    A barra não pode ser grande demais para evitar arrastar no chão.
    Se suas botas de cano curto forem de bico fino, alongará ainda mais o seu visual (coisa que você não precisa, rs).
    Muito obrigada por comentar e volte sempre!
    Beijos

  22. Olá Joselia, tudo bem?
    Você pode usar com qualquer tipo de roupa, só tem que se atentar na questão das cores.
    Tenho alguns exercícios para você:
    Veja os looks do post e imagine suas botas de cano curto com eles;
    Vá para frente do espelho e teste várias combinações! O espelho é o seu melhor amigo nestas horas.
    Ouro envelhecido fica ótimo com cores como: preto, branco, azul marinho, vinho, ou seja, cores mais sóbrias.
    Espero ter te ajudado!
    Muito obrigada por comentar e volte sempre!
    Beijos

  23. Ai que legal Sabrina!
    Bom saber! ♥
    Se postar foto do look no instagram, me marca nos comentários! Meu perfil é @lilianefundao, vou amar ver!
    Volte sempre por aqui, viu?
    Beijos

Comenta aí, vai!