A batata rosti é um prato tradicional da culinária suíça. Apesar de seu nome ser diferente, sua preparação é relativamente fácil e deliciosa!
Já expressei o meu amor pela gastronomia em posts anteriores de outras formas, e hoje escrevo mais uma: é inacreditável a quantidade de possibilidades que você pode criar com determinados alimentos!
A batata que poderia ser cozida e temperada, feita em forma de purê ou em outro preparo mais simples, hoje será apresentada diferente! A batata rosti é uma receita que carrega tradições de outro país, isto é incrível!
Amo mesmo viajar pelo mundo através dos sabores! Os amantes de viagens criaram a expressão wanderlust, que se traduziria como: “desejo de viagens”. Será que existe alguma expressão para “desejo de comidas”? Rs
Vi diversas versões da receita na internet, as adaptei e fiz a minha batata rosti… vamos conferir?
Batata rosti
Ingredientes:
2 batatas médias (utilizei a inglesa);
Queijo minas (ou outro de sua preferência) a gosto. Usei cerca de ½ xícara;
Sal e pimenta do reino moídos a gosto;
Azeite e manteiga a gosto.
Modo de preparo:
Rale as batatas no ralo grosso. Como elas ficam escuras rápido, as coloque em um recipiente com água. Rale o queijo no mesmo ralo utilizado nas batatas. Aqueça uma frigideira antiaderente de tamanho médio, coloque o azeite e/ou manteiga. Esprema as batatas e forre o fundo da frigideira (com metade da quantidade). Tempere com sal e pimenta. No centro das batatas, adicione o queijo (não coloque nas extremidades) e o restante das batatas raladas. Assim que o fundo da batata rosti estiver dourada, pegue um prato raso e “escorregue” a batata rosti nele. Vire ao contrário na frigideira, forre o cabo da frigideira com papel laminado e coloque no forno pré-aquecido por 15 minutos ou até que ela doure por baixo.
Filé de peito de peru grelhado
Ingredientes:
1 peito de peru temperado (usei o da Sadia que é congelado);
Sal e pimenta do reino moídos na hora a gosto;
Azeite para untar.
Modo de preparo:
Descongele o peito de peru (eu faço o descongelamento técnico) e com uma faca o divida ao meio. Tempere com sal e pimenta do reino moídos na hora (caso você não tenha moedor, use os temperos prontos). Grelhe os peitos de peru em uma bistequeira (pode ser uma frigideira também) e deixe no ponto desejado (eu fiz ao ponto).
E pronto! 😉
Dicas:
Um jeito que aprendi para grelhar carnes (salvo engano foi com a Rita Lobo em um dos episódios do programa Cozinha Prática) é a seguinte: após temperar a carne, aqueça bem uma frigideira, bistequeira ou a panela que você utilizar. As antiaderentes são melhores ainda por não ter a necessidade de utilizar muita gordura. Regue com um fio fino de gordura (pode ser óleo, azeite ou outra gordura de sua preferência) e coloque os bifes. Não mexa neles até eles se desprendam da panela, isso evitará que ele solte água e fique duro. Faça o mesmo procedimento no outro lado do bife.
Sal e pimenta são temperos básicos e que (na minha opinião) ressaltam o gosto da carne. Experimente comprar moedores de sal grosso e pimenta do reino. Estes produtos moídos na hora são completamente diferentes dos que são comprados prontos!
Já me deu vontade de comer de novo!
E aí, já provou a batata rosti?
Beijos, fique com Deus!
Bom final de semana!
No Comments