Batata rosti e filé de peito de peru grelhado

batata-rosti-e-file-de-peito-de-peru-grelhado

A batata rosti é um prato tradicional da culinária suíça. Apesar de seu nome ser diferente, sua preparação é relativamente fácil e deliciosa!

Já expressei o meu amor pela gastronomia em posts anteriores de outras formas, e hoje escrevo mais uma: é inacreditável a quantidade de possibilidades que você pode criar com determinados alimentos!

A batata que poderia ser cozida e temperada, feita em forma de purê ou em outro preparo mais simples, hoje será apresentada diferente! A batata rosti é uma receita que carrega tradições de outro país, isto é incrível!

Amo mesmo viajar pelo mundo através dos sabores! Os amantes de viagens criaram a expressão wanderlust, que se traduziria como: “desejo de viagens”. Será que existe alguma expressão para “desejo de comidas”? Rs

Vi diversas versões da receita na internet, as adaptei e fiz a minha batata rosti… vamos conferir?

Batata rosti

Ingredientes:

2 batatas médias (utilizei a inglesa);

Queijo minas (ou outro de sua preferência) a gosto. Usei cerca de ½ xícara;

Sal e pimenta do reino moídos a gosto;

Azeite e manteiga a gosto.

Modo de preparo:

Rale as batatas no ralo grosso. Como elas ficam escuras rápido, as coloque em um recipiente com água. Rale o queijo no mesmo ralo utilizado nas batatas. Aqueça uma frigideira antiaderente de tamanho médio, coloque o azeite e/ou manteiga. Esprema as batatas e forre o fundo da frigideira (com metade da quantidade). Tempere com sal e pimenta. No centro das batatas, adicione o queijo (não coloque nas extremidades) e o restante das batatas raladas. Assim que o fundo da batata rosti estiver dourada, pegue um prato raso e “escorregue” a batata rosti nele. Vire ao contrário na frigideira, forre o cabo da frigideira com papel laminado e coloque no forno pré-aquecido por 15 minutos ou até que ela doure por baixo.


Filé de peito de peru grelhado

Ingredientes:

1 peito de peru temperado (usei o da Sadia que é congelado);

Sal e pimenta do reino moídos na hora a gosto;

Azeite para untar.

Modo de preparo:

Descongele o peito de peru (eu faço o descongelamento técnico) e com uma faca o divida ao meio. Tempere com sal e pimenta do reino moídos na hora (caso você não tenha moedor, use os temperos prontos). Grelhe os peitos de peru em uma bistequeira (pode ser uma frigideira também) e deixe no ponto desejado (eu fiz ao ponto).

E pronto! 😉

Dicas:

Um jeito que aprendi para grelhar carnes (salvo engano foi com a Rita Lobo em um dos episódios do programa Cozinha Prática) é a seguinte: após temperar a carne, aqueça bem uma frigideira, bistequeira ou a panela que você utilizar. As antiaderentes são melhores ainda por não ter a necessidade de utilizar muita gordura. Regue com um fio fino de gordura (pode ser óleo, azeite ou outra gordura de sua preferência) e coloque os bifes. Não mexa neles até eles se desprendam da panela, isso evitará que ele solte água e fique duro. Faça o mesmo procedimento no outro lado do bife.

Sal e pimenta são temperos básicos e que (na minha opinião) ressaltam o gosto da carne. Experimente comprar moedores de sal grosso e pimenta do reino. Estes produtos moídos na hora são completamente diferentes dos que são comprados prontos!


Já me deu vontade de comer de novo!

E aí, já provou a batata rosti?

Beijos, fique com Deus!

Bom final de semana!

No Comments

Leave a Comment