Armário cápsula: o que é e como montar o seu

armário-cápsula-o-que-é-e-como-montar-o-seu-liliane-fundão-01

De uns tempos para cá um termo está bem em voga: o armário cápsula. É um movimento bem interessante e eu resolvi aderir de uma forma mais fácil e descomplicada. Hoje você saber o que é o armário cápsula e como montar o seu.


Armário cápsula: surgimento

O termo armário cápsula surgiu por volta da década de 70 e foi criado pela britânica Susie Faux. O tempo passou e o armário cápsula voltou a tona através da blogueira Caroline Recter, redatora do blog Unfancy.

Caroline resolveu simplificar sua vida e começou através do seu guarda-roupas. Em cada estação ela seleciona 37 peças (entre roupas, calçados e acessórios) e monta produções para cumprir seus compromissos cotidianos.


Armário cápsula: pontos positivos ao aderir

Ao montar o armário cápsula, encontrei mais pontos positivos do que negativos:

  • Mostrar que para ter um guarda-roupa versátil não é necessário possuir inúmeras roupas, mas sim investir em produtos de qualidade que durarão por mais tempo;
  • Descobrir formas de aproveitar ao máximo cada tipo de roupa e acessório e com isto;
  • Descobrir seu estilo pessoal;
  • Fomentar o consumo consciente, um dos objetivos do movimento slow fashion que falei neste post;
  • Economia de tempo (ao escolher os looks) e dinheiro (com peças já estabelecidas, você não comprará novas durante o período que estipulou).

Armário cápsula: pontos negativos ao aderir

Não encontrei muitos pontos negativos ao aderir ao armário cápsula, na verdade encontrei só um:

  • A restrição de uso das demais peças existentes no armário. Afinal, a maior parte das mulheres adora variar (bastante) os looks, rs.

Para nós mulheres esta restrição de só poder usar uma parte do armário pode ser bem complicada, principalmente se existe algum evento o qual as roupas escolhidas para o armário cápsula não se encaixam.


armário-cápsula-o-que-é-e-como-montar-o-seu-liliane-fundão-02

Foto: Teoria Criativa

Armário cápsula: como montar o seu

Após você conhecer a história do armário cápsula e saber seus pontos positivos e negativos, agora você vai aprender a como montar o seu!

Alguns aspectos devem ser levados em consideração:

  • Os locais que você frequenta: trabalho, escola, faculdade, passeios, festas, igreja, etc.;
  • O clima do local que você mora, bem como a estação em que você vai usar as roupas do armário cápsula (de nada adianta escolher peças pesadas se você mora em lugar quente ou a estação é primavera/verão);
  • A quantidade de peças do seu armário cápsula é você quem vai ditar e isto tem ligação direta com a sua rotina. Se você anda muito, a necessidade de peças de cima provavelmente será maior, pois elas suarão ou sujarão com mais facilidade;
  • Para o armário cápsula, você pode incluir ou não na contagem de peças os acessórios (bolsas e calçados).

Se atentando a estes pontos, você decidirá com maior facilidade as peças do seu armário cápsula.

Existem outras dicas para você montar melhor seu armário cápsula. Na verdade, as dicas abaixo podem ser levadas para a vida!

  • Se atente a proporção de peças: a melhor proporção é de 3 a 5 peças de cima para 1 de baixo, ou seja, você deve ter mais blusas, camisas, casacos e blazers do que saias, calças e shorts;
  • De preferência, escolha roupas que conversem entre si. Como o número de peças é reduzido, elas têm que combinar (seja na cor ou estampa) entre si;
  • Voltando a questão da estação, ela ditará quais são os tipos de roupas e principalmente tecidos a serem escolhidos. Não há condições de escolher peças que não se adequem ao clima da sua região e a estação do ano;
  • Outro ponto importante é qualidade das roupas. Como não serão muitas peças, elas deverão que ter uma qualidade superior para aguentar a maior quantidade de usos.

Depois de tomar conhecimento de tudo o que expus aqui, me organizei e farei o meu próprio armário cápsula! O próximo post com a temática moda será com todas as informações de como ele funcionará, o seu tempo de duração, as peças escolhidas e muito mais!

A partir de agora o termo armário cápsula terá uma subcategoria própria aqui no blog para ficar bem organizado e com o intuito de você encontrar tudo com mais facilidade! 😉

E aí, você já tinha lido ou ouvido falar do armário cápsula?

Vamos embarcar nesta aventura comigo?

Aguardo você nas redes sociais do blog! Não deixe de seguir o perfil do Instagram e curtir a fanpage do Facebook!

Beijos, fique com Deus!

4 comentários sobre “Armário cápsula: o que é e como montar o seu

  1. Oi Érica!
    Que bom ver você por aqui! <333
    Que bom que você amou! Vai ver de perto todos os looks, rs!
    Se precisar de ajudar para montar o seu, é só me falar, viu?
    Muito obrigada por comentar e volte sempre!
    Beijos!

  2. Oi… Estou qrendo muito aderiar a esse conceito mas nao sei por onde comecar!! Moro na Irlanda e nao sou do tipo consumista de roupas e adorooo brechos porem sou horrivel em combinacoes de pecas, vivo no basico e ainda erro!!! Preciso de dicas, mtasss dicas

  3. Oi Cintia, tudo bem querida?
    Nossa, que legal saber que tenho uma leitora de tão longe! <3
    Ainda não postei sobre minhas peças, pois quero tirar fotos delas... o problema é que só tenho o final de semana e a iluminação não está me ajudando... Vou resolver este problema urgente! 🙁
    Mas não tem muito segredo! A primeira coisa que você precisa é selecionar um número de peças que atenda as suas necessidades. Provavelmente aí é muito mais frio que aqui, logo você sujará menos peças.
    A proporção é sempre mais peças de cima do que de baixo. Para o meu projeto, selecionei apenas duas calças e uma saia longa.
    O resto foi um vestido e peças de cima (blusas, camisas, coletes, blazer, etc.). Sapatos e bolsas também entraram na contagem (você pode adotar isto ou não).
    Após escolhidas as peças, a brincadeira começa! Brinque de boneca: pegue um dia tranquilo, coloque todas as peças em cima da cama e comece a fazer combinações, prove e tire fotos! O legal é montar várias combinações, isto te auxiliará muito na hora de se vestir, pois muito tempo será poupado!
    Para o armário cápsula "render", os acessórios são muito importantes! Invista em peças que você goste e use, mudarão totalmente o visual. Brincos, colares, echarpes, gorros... existe uma infinidade de possibilidades.
    Já estou preparando o post completinho, tenho certeza que ele vai te ajudar! Mas não se esqueça: qualquer dúvida, estou por aqui ou no e-mail: contato@lilianefundao.com
    Muito obrigada pela confiança, pela visita, pelo comentário…
    Volte sempre! <3
    Beijos

Comenta aí, vai!