Antimofo caseiro: dicas e receitas

2

antimofo-caseiro-dicas-e-receitas-13

Se tem uma coisa que não é nada agradável é o odor de mofo dentro de armários. Alguns tipos de mofo podem causar prejuízos a saúde, portanto é imprescindível evitar o seu acúmulo dentro de casa. O antimofo é um dos métodos eficazes para evitar este mal.

A querida leitora Luana me enviou um pedido: como fazer um antimofo caseiro. Lu, já sabe: Seu pedido é uma ordem! Vou ensinar três tipos de antimofo e de quebra dar algumas dicas necessárias para evitar o mofo nos ambientes.

Existem vários tipos de mofo: os que são benéficos a saúde (alguns são usados na confecção de queijos, por exemplo); e outros que não são (o mofo que dá no pão, o que vou ensinar a evitar hoje, etc.).

O mofo “ruim” é tão prejudicial a saúde que pode causar a morte! Inclusive a causa da morte da atriz Brittany Murphy (e do seu esposo, um tempo depois) foi pneumonia e anemia severa. O suspeito de desencadear este processo é o mofo, que foi encontrado em vários locais da casa durante perícias feitas no local. Este post não é para te assustar, mas sim te ajudar a prevenir o mofo!

Desde que casei, sempre comprei aparelhos antimofo que são vendidos nos supermercados. Eles são daqueles grandes que tem a possibilidade de trocar o refil e sempre vou repondo conforme a necessidade.

Há uns tempos atrás eu estava pesquisando na internet sobre maneiras mais baratas para fazer um antimofo caseiro e descobri um modo muito legal no blog da Lucy Mizael e não imaginei que seria tão fácil e barato!

Uma das ideias eu reproduzi e irei mostrar, a outra que ela ensinou é só conferir clicando aqui.

Vamos aprender?

Antimofo caseiro

Ingredientes:

Aparelho de antimofo;

Filtro de papel para café;

Borracha de dinheiro;

Cloreto de cálcio (comprei 800grs em uma loja de produtos químicos chamada Suíça. Custou R$ 11,90 e vai dar para usar durante muito tempo!).

Modo de preparo:

Limpe o aparelho de antimofo, abra o refil, retire o papel e descarte toda a água (não entre em contato com ela!). Seque as peças e adicione 4 colheres de sopa de cloreto de cálcio dentro do refil. Divida o filtro de papel e coloque uma metade por cima do refil e prenda com a borracha de dinheiro. Tampe e coloque no local desejado.

Fiz um passo-a-passo para você ver como o procedimento é feito:

Este slideshow necessita de JavaScript.

Mais fácil, impossível!


Antimofo caseiro: outras opções

Há também mais opções para evitar mofo dentro de armários:

antimofo-caseiro-dicas-e-receitas-01

Fazer uma trouxinha com tule e colocar giz dentro: assim que o giz ficar úmido, ele deverá ser trocado;

antimofo-caseiro-dicas-e-receitas-02

Colocar giz dentro do aparelho antimofo, quando ele ficar úmido, é só trocar;

antimofo-caseiro-dicas-e-receitas-03

Colocar 1 bolinha de cedro a cada metro quadrado de armário. Trocar após um ano ou assim que ela começar a mofar.

Destas opções, a mais prática é a bolinha de cedro. Sendo que a trouxinha com giz pode manchar peças de roupa, caso esteja úmido.


Cuidados para evitar o mofo em casa: dicas gerais

  • Para limpar paredes: em 1 litro de água, misture 50ml de água sanitária e passe nas paredes;
  • Para limpar carpetes e tapetes: eles devem ser lavados com água e vinagre;
  • Para limpar roupas: lave bem as roupas, seque no sol e as guarde em embalagens a vácuo. Eu sempre coloco roupas de inverno e de festa nestas embalagens. Quando a época fria chega ou há algum evento, retiro e após usar, guardo novamente. Além de evitar o mofo, elas ainda são bem compactas e fáceis de guardar. Recomendo muito!

Inclusive no meu antigo blog a querida Fernanda Antunes fez dois posts sobre o tema mofo: Como limpar jaqueta de couro e como tirar mofo das paredes, vale a visita!


Creio que depois destas dicas, fica com mofo em casa quem quer, rs! Lu, espero ter ajudado com a receita de antimofo e com as dicas.

E aí, você já havia testado alguma receita de antimofo? Utiliza este artifício em sua casa?

Beijos, fique com Deus!

Imagens: Água na Boca, Clique e SimplifiqueHome Organizer

Previous articleLinha Natura Sou Cachos Modelados: resenha
Next articleEspaguete do Programa Sabor a Bordo
<p>Evangélica, esposa, advogada e grande entusiasta em descobrir e compartilhar novidades!</p> <p>Desde pequena estive envolvida em meio a tecidos e revistas, pois minha mãe trabalhava em uma loja especializada do ramo. Brinquei de comidinha, casinha, de costurar roupas para minhas bonecas. Brinquei também de queimada, futebol, pique-esconde… talvez por crescer fazendo tantas coisas, veio também meu desejo de falar sobre os mais diversos assuntos.</p> <p>Amante do “Faça Você Mesmo” ou “DIY” desde criança, quando cheguei a época da escolha do curso, quis fazer moda. Mas minha mãe disse que isso não era curso “para gente pobre”, então após diversas conversas com familiares, decidi fazer o curso de Direito.</p> <p>Formei (e amo o meu curso!), mas o desejo e gosto por moda, beleza, variedades e minha vontade em compartilhar informações falou mais alto!</p>

  1. Oi sua linda! Se ajudou? você como sempre me ajudou a evitar mofo, retirar o mofo e a economizae com estas sua receitinhas maravilhosaaa.. Saudades e muito obrigagado, por isso não tem um so dia que não dou uma olhadinha no seu blog! bju

Comenta aí, vai!